(MPB) IMPROVISAÇÃO PARA TODOS OS INSTRUMENTOS

Categoria:
MPB
Núcleo:
Núcleo de Estruturação
Valor:
R$ 100,00
Local:
UTFPR
Processo de seleção:
Não 
Ementa:

Descrição: Abordagem e prática de diversas técnicas, concepções e exercícios de improvisação de uso recorrente no contexto do jazz e da música brasileira atual.

Curso dividido em 7 fases:

Primeira fase: A “matéria prima”.

Análise detalhada da relação escala acorde tendo como base os complexos sonoros mais frequentes na música popular atual: escala maior, escala maior harmônica, escala menor harmônica, escala menor melódica, escala diminuta, escala hexafônica, escala aumentada e seus respectivos modos.

Segunda fase: Desenvolvendo fluência.

Apresentação e prática de ferramentas que auxiliem no domínio das sonoridades apresentadas por meio de estudos técnicos e de percepção.

Terceira fase: Improvisação modal.

Estudo de repertório envolvendo as sonoridades estudadas em um contexto modal já abrangendo também diversos estudos e exercícios específicos de improvisação

Quarta Fase: Notas estranhas ao acorde.

Estudo do uso de notas que não pertencem a um determinado contexto e que servem para enriquecer ainda mais o seu complexo sonoro. Detalhamento do uso das bordaduras, notas de passagem, apojaturas, retardos, antecipações, escapadas e notas pedal. Estudo das formas específicas de fraseologia utilizadas no jazz e na música brasileira totalizando o número de 18 técnicas. Entre elas: aproximações de notas do acorde, tensões, superposições, reharmonizações, etc.

Quinta Fase: O aspecto rítmico.

Baseado na tradição de percussão vocal do sul da Índia chamada konokol, aborda diversas questões ligadas ao aspecto rítmico da improvisação. Citando a questão das subdivisões, uso de quiálteras, motivos, polirritmias, modulações métricas, estudos de ciclos rítmicos, tee-hais ou finalizações, reduções rítmicas, ciclos ímpares, etc.

Sexta Fase: Improvisação Tonal.

Entender melhor os trâmites da harmonia tonal para que o improvisador possa agir de acordo no momento do seu solo. Modo maior e modo menor, funções harmônicas, acorde de sexta napolitana, acordes de sexta aumentada, meios de preparação dominante e subdominante, empréstimo modal, acordes híbridos, acordes da região da mediante, etc.

Sétima fase: Outras concepções.

Concepções recorrentes no contexto da improvisação na atualidade. Estudo das pentatônicas e das suas formas alteradas (bem como exercícios para a sua utilização), o conceito da intenção menor e da intenção menor melódica, o uso das escalas hexatônicas, uso das escalas bebop, a técnica de superposição de arpejos, o uso dos modos de transposição limitada de Messiaen, o uso da música serial aplicada á improvisação no jazz, etc.

Requisitos:

Público alvo: Todos os instrumentistas e cantores.

Conhecimento básico de intervalos e de leitura musical além de conhecimento elementar do instrumento.

Turma: única

Data Horário
20/01/2012 14:00 às 16:00
21/01/2012 14:00 às 16:00
22/01/2012 14:00 às 16:00
23/01/2012 14:00 às 16:00
24/01/2012 14:00 às 16:00
25/01/2012 14:00 às 16:00
26/01/2012 14:00 às 16:00
27/01/2012 14:00 às 16:00

Professor(es): Oliver Pellet (PR)

Vagas: 0/20

 

*Vagas esgotadas

Voltar