CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

26/10/2011 14h23

30ª Oficina de Música terá patrocínio da Petrobras

O projeto da 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba, apresentado pela Fundação Cultural de Curitiba, foi selecionado para receber o patrocínio do Programa Petrobras Cultural 2011. Entre 157 projetos de todo o país, inscritos na categoria “festivais de música”, o de Curitiba foi um dos 11 contemplados, sendo o único da região sul.

Esta é a segunda vez que o evento curitibano é selecionado pela Petrobras. A comissão de especialistas que fez a escolha dos projetos é composta pelos jornalistas e críticos de música Antonio Carlos Miguel (RJ) e Carlos Eduardo Amaral (PE); Edson Natale, gerente do núcleo de música do Itaú Cultural (SP); Leandro Carvalho, regente da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (MT); os compositores Marcelo Birck (RS) e Wado (AL); e Marcelo Brissac, produtor musical das rádios Jovem Pan, Cultura e Gazeta FM (SP).

Para ser aprovado, o projeto da Oficina de Música atendeu a uma série de critérios estabelecidos no edital do concurso. A seleção priorizou festivais de música brasileira em suas vertentes popular e erudita, com o mínimo de três edições já realizadas, que promovam a divulgação e circulação dos artistas brasileiros, sobretudo os desvinculados dos critérios eminentemente comerciais. Valorizou-se também a difusão de apresentações ao vivo, que ocupam teatros, auditórios, palcos ao ar livre ou espaços que, somados, atendam pelo menos mil espectadores.

Com três décadas de tradição, a Oficina de Música de Curitiba é dividida em duas fases (erudita e popular) e reúne todos os anos aproximadamente 1.200 alunos de todas as regiões do país, que participam de dezenas de cursos com mestres nacionais e internacionais. Em janeiro deste ano, o festival atingiu um público de 23 mil pessoas, que acompanharam mais de 80 shows e concertos gratuitos ou a preços acessíveis.

Em janeiro de 2012 a Oficina completa 30 anos e uma programação especial está sendo preparada para festejar a data. Uma das novidades é a vinda do violinista Rodolfo Richter, músico curitibano com carreira consolidada na Europa, para dirigir o segmento de Música Antiga. Richter, 40 anos, foi ele próprio, no início de sua carreira, um dos alunos prodígios da Oficina de Música. Seu talento musical e sua habilidade técnica o levaram aos palcos europeus e norte-americanos. O músico vive fora do Brasil desde 1992. Atualmente é integrante do aclamado Palladian Ensemble, spalla da Academy of Ancient Music (Inglaterra), diretor convidado do Bach Collegium San Diego (EUA) e professor de violino barroco no Royal College of Music, em Londres.