CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

19/12/2011 10h19

Venezuelanos na 30ª Oficina de Música de Curitiba

A convite da organização do 6º Festival Internacional de Jazz de Barquisimeto, o presidente do Icac – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Nilton Cordoni Júnior, esteve na Venezuela, no mês de outubro, para conhecer a estrutura do evento que se destaca pela qualidade artística. A viagem a Barquisimeto, considerada a capital musical da Venezuela, permitiu a Cordoni Júnior estabelecer importantes contatos na área do ensino da música, além de conceder seis bolsas de estudo para a 30ª Oficina de Música de Curitiba.

A participação de alunos estrangeiros ratifica a importância da Oficina de Música, que chega ao marco histórico de 30 edições ininterruptas como um dos mais importantes encontros da América Latina, dedicados à formação, reciclagem e aperfeiçoamento de músicos. Selecionados pelo próprio festival, estarão aprimorando seus conhecimentos em Curitiba os seguintes alunos: Mariano Gabriel Chamorro (bateria), Wismer José Jiménez Tovar (cuatro venezuelano – instrumento de corda), Jorge Alberto Torres Amesquita (bandolim), Germán Cova (violão), Willian José Hernández Lópes (bandolim) e Gustavo Adolfo Márquez Castro (baixo).

A visita ao Festival de Barquisimeto também possibilitou conversas com importantes instrumentistas, visando a futuras apresentações em Curitiba. Entre os músicos sondados estão Jason Marsalis – baterista de jazz norte-americano e membro da famosa família Marsalis de New Orleans, composta na sua maioria por músicos de jazz – , e o violonista brasileiro Marcel Powell, que desenvolve carreira internacional. Além disso, foram estabelecidos trabalhos importantes com o Instituto Venezuela / Brasil, extrapolando a área musical e chegando à Literatura, graças ao sucesso do projeto Curitiba Lê, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

Cordoni Júnior ainda conheceu detalhes do programa federal de ensino de música da Venezuela, chamado de “El Sistema”. Criado por José Antonio Abreu, o programa atende alunos carentes e, com 30 anos de existência, tornou-se conhecido mundialmente, não apenas por melhorar a posição social de centenas de milhares de crianças, mas também por formar orquestras e regentes de nível internacional.

Outros caminhos – Na sequência, Nilton Cordoni Júnior esteve em Bogotá, capital da Colômbia, para abrir novos caminhos para o intercâmbio cultural. Em visita a diversas instituições, entre elas a Fundação Batuta e o Instituto Distrital das Artes, tratou de possíveis parcerias. Convidado a participar de programa televisivo, Cordoni Júnior falou sobre as ações curitibanas nas várias áreas da cultura.

No balanço da empreitada, Cordoni Júnior destaca a importância de conhecer diferentes propostas e iniciativas, incrementar a rede de contatos culturais e estabelecer comparações entre as atividades desenvolvidas. “É muito gratificante verificar que Curitiba dá atenção a todas as vertentes da cultura. Não nos limitamos a uma só área e essa postura enriquece a política cultural da cidade”, enfatiza.