CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

27/01/2012 18h04

Filme retrata o dia a dia de jovens músicos

Foto: divulgação

Eliane Marim, gerente de patrocínio do núcleo de divulgação e eventos da Petrobras esteve na última quinta-feira (26) na plateia da Cinemateca de Curitiba como espectadora do longa-metragem “Prova de Artista”, do diretor José Joffily, que tem o patrocínio da instituição. Ao lado da diretora geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade, assistiu aos conflitos, àpaixão, persistência e disciplina de seis jovens e talentosos músicos: Byron Hitchcock, violinista da OSB; Ricardo Barbosa, oboísta da OSESP; Rodney Silveira, violista da OSB Jovem; Catherine Carignan, fagotista, e Rodrigo de Oliveira, violinista da OFMG.

O documentárioé um desdobramento de dois trabalhos realizados anteriormente pelo diretor: “O Chamado de Deus” (2002) e “Vocação do Poder” (2006). O primeiro acompanha jovens seminaristas e sua dedicação à vida religiosa. O segundo registra o dia a dia de políticos que pela primeira vez concorrem a cargos públicos. Desta vez, José Joffily registrou, em cinco semanas de gravação distribuídas em seis meses, ensaios, apresentações e os momentos – muitas vezes bastante duros – que antecedem e sucedem audições para importantes orquestras brasileiras. “No início eu tinha pensado em fazer um filme sobre as relações entre os músicos em uma orquestra. Com o andar do projeto, fui identificando outro objetivo muito forte, que girava em torno do sustento, da dificuldade em se viver de música, e da preocupação deles com isso”, revela o diretor.

Ao final da exibição de 84 minutos, luzes acesas: o diretor e a produtora Isabel Joffily conversaram com jornalistas, roteiristas, publicitários, músicos e amantes do cinema. A dupla de cineastas contou detalhes da produção e especialmente sobre o que aprenderam com os músicos.Entre as curiosas,a jornalista Joyce Todeschinni, regente de Coral Curumin e do Coral do Colégio Santa Maria: “Fazia muito tempo que eu estava procurando um material dessa natureza. Para mim será muito útil. E acho que isso vale não somente para estudantes de música, mas para todo ser humano. É uma obra que ensina a ensinar”, declarou.

Assista ao filme na íntegra até o dia 30 de janeiro de 2012 pelo site.