CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

27/01/2012 18h41

Grupo baiano de percussão encerra edição histórica da Oficina de Música de Curitiba

Foto: Leonardo Villanov

Depois de uma maratona musical que durou 20 dias, a 30ª Oficina de Música de Curitiba, promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, encerra a programação em alto estilo, com um espetáculo a cargo do grupo baiano de percussão e sopro Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O concerto, que acontece às 21h deste sábado (28), no Guairão, colocará o público em contato com o repertório do álbum de estreia do grupo, cujas composições e arranjos foram concebidos a partir do rico universo percussivo baiano.

Criada em 2006 pelo instrumentista e compositor Letieres Leite, a Orkestra Rumpilezz é considerada uma das grandes criações musicais dos últimos anos. O grupo tem como base de construção sonora e estética a ancestral percussão baiana, em uma roupagem harmônica moderna. Inspirada na cultura do centro de Salvador, na música sacra do culto afrobaiano do Candomblé e em grandes agremiações percussivas, a Rumpilezz apresenta uma formação similar a de “big bands”. Conta com 15 sopros e cinco percussionistas para apresentar suas composições, que também investem na improvisação.bor

Dialogando com influências tanto da música de matriz africana como do jazz atual, o original amálgama sonoro recebeu importantes prêmios nacionais, entre eles o troféu de Melhor Grupo Instrumental e Revelação do Ano, pelo Prêmio da Música Brasileira, e o Prêmio Bravo! como Melhor Álbum Popular. A Orkestra Rumpilezz traz no próprio nome a fusão entre a percussão e o jazz, acrescentando aos três atabaques do Candomblé – o “Rum”, o “Rumpi” e o “Lê – o “Z” duplo do Jazz.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Encerramento da programação com show do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz.
Data e horário: dia 28 de janeiro de 2012 (sábado), às 21h
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão (Rua Conselheiro Laurindo, s/n – Centro)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro).

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba