CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

29/12/2011 11h20

Oficina de Música de Curitiba celebra 30 edições de ensino e arte

Janeiro está chegando e com ele a Oficina de Música de Curitiba, que celebra sua trigésima edição presenteando a população com uma programação artística e pedagógica de qualidade internacional. De 8 a 28 de janeiro de 2012, a cidade mais uma vez abrigará os sons produzidos por músicos do mundo todo, participantes dos cursos e espetáculos das fases de Música Erudita e Antiga e Música Popular Brasileira, que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia.

A Oficina de Música, que teve início em 1983, reunindo 200 alunos em oito cursos oferecidos no Solar do Barão, é promovida pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), por meio da Fundação Cultural de Curitiba. Em 30 anos interruptos de realização, multiplicou o número de cursos e alunos, atraiu renomados professores e firmou-se como espaço para o desenvolvimento acadêmico e profissional de músicos brasileiros e estrangeiros, tornando-se uma verdadeira instituição em prol da valorização de variadas vertentes musicais.

A abertura da 30ª Oficina de Música de Curitiba, patrocinada pela Petrobras, acontece no dia 8 de janeiro, com um concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. No repertório está uma peça composta especialmente para a ocasião pelo pianista fluminense André Mehmari, que se baseou em poemas de Helena Kolody, falecida em 2004. Um dos símbolos da autêntica cultura do Paraná, a poeta terá o centenário de nascimento comemorado em 2012. O espetáculo, que tomará conta do grande auditório do Teatro Guaíra, também leva ao palco a premiada pianista brasileira Cristina Ortiz, atualmente radicada na Inglaterra.

A fase da Oficina de Música dedicada à Música Popular Brasileira começa no dia 19 de janeiro, com um show a cargo da Orquestra À Base de Sopro e Vocal Brasileirão, que se unem à cantora Joyce para uma apresentação memorável Teatro da Reitoria.

Até o dia 28 de janeiro, o público contará com uma agenda repleta de atrações. Serão 90 concertos, realizados em diferentes espaços para espalhar a música por teatros, parques, praças e igrejas, permitindo que toda a população participe desta grande festa musical. Também será desenvolvido o programa Cidadania Musical, pensando nas pessoas que não têm condições de frequentar locais habituais de concertos. Serão promovidas apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.

Os 30 anos ininterruptos da Oficina de Música de Curitiba delinearam um histórico de sucesso, que pode ser comprovado por músicos que passaram por seus cursos como alunos e depois tornaram-se profissionais de destaque, integrando orquestras e instituições de ensino espalhadas pelo mundo. Entre eles figuram nomes como Alexandre Klein, que já ocupou o cargo de primeiro oboísta da Chicago Symphony Orchestra e atualmente responde pela direção artística dos Festivais de Música de Jaraguá e Uberlândia; Cristiano Alves e Carlos Prazeres, respectivamente primeiro clarinete e primeiro oboísta da Petrobras Sinfônica; Carlos Moreno, que comandou a Orquestra Sinfônica da USP e hoje rege a Orquestra Sinfônica de Santo André; e Nelson Kunze, editor da Revista Concerto.

Outro exemplo é o violinista curitibano Rodolfo Richter, que irá responder pela direção do Núcleo de Música Antiga da 30ª Oficina de Música de Curitiba. Aluno das primeiras Oficinas, Richter partiu para uma carreira internacional e vive há 14 anos em Londres, onde é professor da conceituada Royal College of Music. Solista e líder de diversas orquestras, tem se apresentado nas principais salas de concerto da Europa e dos Estados Unidos, além de gravar discos na sua especialidade, a música barroca.

Atrações – A primeira fase da Oficina de Música de Curitiba, que tem como foco a música erudita, colocará em cartaz espetáculos com festejados instrumentistas, entre eles os violinistas David Lefevre (Canadá) e Nicolas Koeckert (Alemanha), o violoncelista Tomasz Zieba (Polônia), o trombonista Scott Hartmann (Estados Unidos), o flautista Carlo Jans (Luxemburgo) e o oboísta brasileiro radicado na Suíça, Isaac Duarte. No núcleo de Música Antiga, destaque para o cravista e organista Lorenzo Ghielmi (Itália), a violoncelista Phoebe Carrai (Estados Unidos), o tenor Rodrigo dal Pozzo (Chile) e a flautista inglesa Rachel Brown.

Na segunda parte do evento, sob o domínio da música popular brasileira, shows com a cantora Ná Ozzeti, o pianista Gilson Peranzzetta, o guitarrista Victor Biglione, a percussionista Simone Soul, o clarinetista Gabriele Mirabassi (Itália) e o guitarrista mineiro Toninho Horta. Do Núcleo Latino-americano, apresentações do panamenho Edwin Vasques e do cubano Julio Barreto, enquanto o Núcleo de Música e Tecnologia promove espetáculo do brasileiro André Abujamra, entre muitas outras atrações.

A agenda da Oficina de Música ainda oferece concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná e Fry Street Quartet (EUA), além de recitais de música de câmara – com performances dos professores de música antiga – e apresentações do organista italiano Lorenzo Ghielmi. Para os amantes do canto lírico, a oportunidade de conferir a produção da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, a cargo do Núcleo de Ópera Studio.

A música também invade a tela da Cinemateca de Curitiba, que exibirá uma programação especial sobre o tema. Nos parques e praças, música e responsabilidade ambiental se completam, em shows que contam com o plantio de árvores nativas, contribuindo para a neutralização da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) produzida no evento. A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Cursos – Para atender perto de 1,5 mil estudantes serão ofertados 37 cursos de música erudita, 12 cursos de música antiga e 42 cursos de MPB, além de dez cursos em Ruas da Cidadania, com a novidade de musicalização e construção de instrumentos voltados às crianças. Os cursos, em sua maioria, acontecem nas dependências da UTFPR – Universidade Tecnológica do Paraná, que pelo terceiro ano consecutivo sedia o evento.

As aulas dos 101 cursos serão ministradas por 99 professores de todo o Brasil e de 18 países convidados. São 27 mestres estrangeiros, vindos de Portugal, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Polônia, Eslovênia, Luxemburgo, Inglaterra, França, Itália, Rússia, África do Sul, Argentina, Chile, Uruguai, Panamá e Cuba. Muitos desses professores integram instituições como Juilliard School (EUA), Royal Academy e Guildhall School (Inglaterra), Schola Cantorum Basilensis e Tonhalle Orchestra (Suíça), Orquestra Filarmônica de Monte Carlo (Mônaco), Orquestra Calouste Gulbenkian (Portugal), Mahler Chamber Orchestra (Alemanha), Theatro Municipal de São Paulo e OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Linguagem universal – A 30ª Oficina de Música de Curitiba, que tem o patrocínio da Petrobras, será uma festa para aproximar países, pessoas, ideais e arte, tendo como denominador comum a linguagem universal da música. A programação preparada para comemorar a conquista de três décadas voltadas à formação e divulgação musical promete ser um presente para os curitibanos e a todos os participantes desse evento marcante.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.