CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

09/01/2012 09h32

Temas étnicos em espetáculo da Oficina de Música

Foto divulgação

Nesta segunda-feira (9), às 19h, o Teatro do Paiol abriga a apresentação do grupo Omundô, dentro da programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba. No repertório estão temas étnicos da Turquia, Brasil, Noruega, Romênia, África do Sul, Escócia, Alemanha, França, Macedônia, Estônia, Bolívia e Grécia.A Oficina é realizada pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal, com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel.

O grupo Omundô representa o desdobramento do Projeto Música dos Povos, que também reúne o grupo Bayaka. Trata-se de uma iniciativa dos professores da FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Plinio Silva e Liane Guariente, junto à comunidade acadêmica de todos os cursos ofertados pela instituição. O principal objetivo desse projeto iniciado em 2007 é fomentar entre os participantes a pesquisa e a prática, por meio de releitura e arranjos próprios, de um repertório musical singular, que abrange temas instrumentais e vocais das mais variadas regiões do planeta.

Plinio Silva é o responsável pela direção instrumental e geral, ficando a cargo de Liane Guariente a direção vocal, sendo que os dois respondem pelos arranjos, que são feitos com participação dos integrantes, em uma espécie de laboratório. O Omundô tem formação variável, com perto de 35 músicos, 20 instrumentistas e 15 cantores, entre homens e mulheres.

Apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
Apresentação do Grupo Omundô, sob o comando de Plinio Silva e Liane Guariente.
Data: 9 de janeiro de 2012 (segunda-feira), às 19h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Ingresso – R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba