CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

09/01/2012 06h09

Público lota o Guairão na abertura da Oficina de Música

O grande auditório do Teatro Guaíra ficou lotado na noite deste domingo (8) para o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, que abriu oficialmente a 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba. A Oficina terá cursos e espetáculos até 28 de janeiro.

“A partir de agora, durante 20 dias, a cidade será invadida por muita música, para todos os gostos e em vários espaços da cidade ao mesmo tempo. Até na Cinemateca teremos música”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli. “Foi preciso o trabalho de muita gente competente para chegarmos aqui, com três décadas ininterruptas de Oficina”.

Na noite de abertura, a Camerata foi regida pelo maestro português Osvaldo Ferreira, Ferreira, que também responde pela direção artística da fase de Música Erudita da Oficina.

No repertório do concerto estava a peça "Infinito Presente", composta especialmente para a ocasião por André Mehmari, que se baseou em poemas de Helena Kolody, falecida em 2004. Um dos símbolos da autêntica cultura do Paraná, a poeta terá o centenário de nascimento comemorado em 2012.

“Este é um evento musical fantástico, eclético”, disse Mehmari. Ele já participou de várias edições da Oficina de Música de Curitiba. Desta vez, sentiu-se honrado por ter a responsabilidade de “musicar” parte da obra de Helena Kolody. “Este é o presente infinito que recebi: conhecer a obra de Helena Kolody e poder navegar livremente neste mar que se alarga diante de nossos sentidos”, afirmou, brincando com poemas de Helena.

O diretor artístico de Música Antiga da Oficina, Rodolfo Richter, explicou que o concerto de abertura foi apenas o primeiro de muitas apresentações de alto nível que Curitiba receberá nos próximos dias.

Violinista curitibano, que atualmente reside em Londres, Richter já foi aluno de edições anteriores da Oficina e agora retornou como diretor da fase de Música Antiga. “Temos aqui uma concentração de concertos e professores de alto nível e alunos de diversos paises que interagem”, definiu.

O concerto de abertura contou ainda com a premiada pianista brasileira Cristina Ortiz, atualmente radicada na Inglaterra, que retornou duas vezes ao palco, a pedidos de “bis” da entusiasmada plateia. O programa da noite se encerrou com "Acordes poéticos", de Liduíno Pitombeira sobre textos de Júlia da Costa.

A 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba tem direção geral de Janete Andrade. Estiveram presentes na cerimônia de abertura, entre outras autoridades, o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

Público – A socióloga Giovana Carla Bonamim e a professora Paola de Almeida Wicheral chegaram cedo à cerimônia de abertura da Oficina de Música. “Eu sempre acompanho a Oficina, mas esta é a primeira vez que venho assistir a abertura”, contou Giovana.

Nesta edição, as amigas pretendem assistir o maior número possível de concertos e apresentações. “Acho que a Oficina é uma faceta diferente da cultura de Curitiba. É muito importante valorizarmos esta oportunidade das pessoas se encontrarem e conhecerem mais música”, disse Giovana.

A família da corretora de imóveis Luisa Tomiko Sugi também estava animada com o início da Oficina. “Nós já participamos no ano passado e adoramos. Desta vez, pretendemos assistir ainda mais coisas da programação”, disse Luisa, que estava acompanhada pelo marido, pela mãe e pelos filhos.

30ª edição – As fases de Música Erudita e Antiga e Música Popular Brasileira, que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia, transformam a Oficina de Música de Curitiba numa agenda repleta de atrações. Serão 90 concertos, realizados em diferentes espaços para espalhar a música por teatros, parques, praças e igrejas, permitindo que toda a população participe desta grande festa musical.

Também será desenvolvido o programa Cidadania Musical, pensando nas pessoas que não têm condições de frequentar locais habituais de concertos. Serão promovidas apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.

"Em 2012, a Oficina de Música proporcionará uma festa de brilho intenso, fazendo com que a música seja fator de alegria e interação", destacou Roberta Storelli, presidente da Fundação Cultural.

A expectativa pelo sucesso é compartilhada pela oboísta Janete Andrade, que responde pela direção geral do evento e está ligada à Oficina desde sua criação, quando ainda frequentava os cursos como aluna: "A programação preparada para comemorar a conquista de três décadas voltadas à formação e divulgação musical promete ser um presente para os curitibanos e a todos os participantes desse evento marcante".

Apoios – A 30ª Oficina de Música de Curitiba tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Copel e Sanepar, e o apoio cultural das seguintes instituições: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo , Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel