CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

11/01/2012 11h00

Música antiga na programação da 30ª Oficina de Música

A música antiga é uma das atrações da 30ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quinta-feira (12). Músicos internacionais, que têm como especialidade a música produzida nos séculos 17 e 18, sobem ao palco da Capela Santa Maria, às 20h30, para executar um repertório especial, com uso de instrumentos antigos, como guitarra barroca, teorba, cravo e viola da gamba.

Os músicos são professores da Oficina e formam o núcleo cujas aulas estão sediadas no Sesc da Esquina. A especialidade atrai aproximadamente 90 alunos, vindos de todas as partes do país para aprender com esses mestres da música antiga e, particularmente, da música barroca, que foi a de maior produção naquela época.

“Mesmo os músicos modernos não podem ignorar esse período. Os compositores dos séculos 20 e 21 vão buscar elementos nas fontes históricas e abordam a música do passado de uma forma diferente”, explica o violinista Rodolfo Richter, diretor de Música Antiga da 30ª Oficina de Música de Curitiba. 

Rodolfo Richter, curitibano que vive há 14 anos em Londres, onde é professor da conceituada Royal College of Music, solista e líder de diversas orquestras europeias, integra o conjunto que se apresenta na noite de quinta-feira, ao lado de outros conceituados músicos: Rachel Brown, da Inglaterra (flauta transversa), Jaap ter Linden, da Holanda (violoncelo), Juan Manuel Quintana, da Argentina (viola da gamba), William Carter, dos Estados Unidos    (teorba e guitarra barroca), Nicholas Parle, da Austrália (cravo e órgão), e Lorenzo Ghielmi, da Itália (cravo e órgão).

No programa do concerto estão composições de Jean-Féry Rebel (1666-1747), Antonio Vivaldi (1678-1741), Jean-Philippe Rameau (1683-1764), Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Johann Adam Reincken (1643-1722).

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
Concerto de Música Antiga com professores da 30ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 12 de janeiro de 2012 (quinta-feira), às 20h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro.
Ingresso – R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba