CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

12/01/2012 19h51

Crianças da CIC têm primeiro contato com a música em oficina no bairro

Daniella Bonifácio do Nascimento é musicoterapeuta, trabalha com moradores de rua pela Fundação de Ação Social, e foi convidada pela diretora da oficina de música, Janete Andrade, para dar aulas de Musicalização para Crianças, nas administrações regionais. Mesmo tendo trabalhado muito mais com jovens e adultos, aceitou na hora.  “É a primeira vez que participo da Oficina de Música e estou gostando muito, principalmente por trabalhar com crianças”, diz.

Nesta primeira semana, ela está na Regional CIC trabalhando com crianças com idade entre quatro e dez anos. “Começamos com 19, mas os alunos gostaram e trouxeram seus coleguinhas”, conta a professora, que encerra as aulas no dia 13 com 22 alunos. Durante duas horas e meia por dia, numa das salas de contraturno escolar da Associação de Moradores das Moradias Zimbros, ela se dedica a esses pequenos que sonham ser cantores e, quem sabe, músicos de verdade e alunos da Oficina de Música.

A pequena Yasmin Ferreira dos Santos planeja aprender a tocar um instrumento e gostaria de um dia cantar, subir num palco e fazer sucesso. “E quando eu crescer quero estudar na Oficina de Música de Curitiba e aprender a tocar um monte de música bonita”, planeja. Sua irmã Tifany quer ser modelo, mas gosta mesmo é de cantar e tocar violão. “Um dia quero saber tocar como a professora Daniella”, diz sorridente, fazendo pose para o fotógrafo Luiz Antonio Cequinel.

Bruna Gisele conta que nunca tinha feito aula de música. “Sempre gostei de cantar, mas agora que a professora trouxe instrumentos para a gente tocar, eu achei muito gostoso”, comenta, chacoalhando um caxixi, seu mais novo “brinquedo”. Pedro dos Santos diz que foi para as aulas de musicalização sem saber direito do que se tratava, mas quando pode usar o violão da professora Daniella, não teve mais dúvida: quer aprender a tocar o instrumento, assim como seu colega Geovany Antony que, além de tocar, quer ser cantor pop. “Vou aprender inglês para cantar as músicas do Justin Bieber”, planeja o garoto entusiasmado.

Na próxima semana (16 a 20 de janeiro), a professora Daniella vai para a Regional Cajuru, onde inicia uma nova turma de pequenos aprendizes de música. Ela adianta que seu objetivo não é “ensinar música”, mas fazer com que as crianças tenham contato com o mundo da música, passem por um processo de socialização, de boa convivência, porque, para ela, a música é capaz de contribuir muito para crescimento pessoal.

  • Daniella Bonifácio do Nascimento

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Tifany Ferreira dos Santos