CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

24/11/2011 14h05

Morre a soprano catalã Montserrat Figueras

Foto divulgação

A música mundial sofreu uma grande perda com a morte, na última quarta-feira (23), em Barcelona, da soprano Montserrat Figueras, uma das maiores responsáveis pela recuperação da música antiga. A cantora fundou o coro La Capella Real de Catalunya e o agrupamento Hespèrion XXI. Também criou – junto com o marido, o especialista em viola da gamba Jordi Savall – a editora Alia Vox, voltada à edição de música antiga.

Montserrat Figueras e Jordi Savall foram os inspiradores do movimento de recuperação da música antiga em Curitiba, na década de 1980, quando aqui foi criado o Conjunto Renascentista. O trabalho do casal atraiu muitos músicos curitibanos, que aperfeiçoaram técnicas musicais na Europa, sob sua orientação. Em 1997, Curitiba recebeu o grupo Hespèrion XXI, colocando ao alcance do público o talento de Montserrat Figueras e Jordi Savall.

Nascida em Barcelona, em 1942, Montserrat Figueras recebeu, em 2003, o título de dama da Ordem das Artes e das Letras de Espanha. Cinco anos mais tarde, Montserrat e Jordi foram eleitos “artistas pela paz”, sendo que o último disco editado pela soprano, “Cançons de la Catalunya milenária –  Planys & llegendes”, contou com a participação de seus filhos, os músicos Arianna e Ferran Savall.