CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

12/01/2012 06h43

A Capela e suas dádivas

Eram apenas oito pessoas. Entraram no palco, agradeceram ao público que as ovacionava e se posicionaram rapidamente. Comum em qualquer espetáculo do gênero, houve aquela pausa silenciosa para acerto dos instrumentos e preparação dos músicos. A expectativa aumentava a cada nota executada de forma lenta, suave e crescente, mesmo que apenas para afinação dos instrumentos.

As luzes foram se apagando e a partir do momento em que se propuseram a tocar, aquele ambiente logo se encheu de uma atmosfera de paz digna daquele local. A obra de Franz Schubert não poderia ter sido realizada em ambiente mais propício. A Capela Santa Maria, mais uma vez, foi palco de um dos vários espetáculos que compõem o programa da Oficina de Música deste ano.

Antes do início do espetáculo, composto pelo octeto de cordas e sopro, os que estavam presentes foram agraciados com a apresentação do violinista David Lefevre e da pianista Olga Kiun. Ele canadense, ela artista russa radicada em Curitiba. Em comum a linguagem musical, para a qual não há barreiras idiomáticas. Ambos executaram a obra de Tzigane de Maurice Ravel de forma belíssima e intensa. O virtuosismo deles se completava e fazia de cada nota, cada acorde, um deleite para o público que lotava a sala de espetáculos.

O início das apresentações se deu com a performance do músico Rodrigo Capistrano, que executou uma peça contemporânea para saxofone solo, de autoria do compositor curitibano Harry Crowl.

A qualidade das obras e principalmente dos músicos chamou a atenção de todos que ali estavam. Já nos corredores se ouvia os burburinhos sobre a carreira dos músicos, as obras executadas e os espetáculos que ainda estavam por vir. A Oficina de Música é isso: interagir, confraternizar e obter, mesmo que indiretamente, uma aula de cultura. Cada um que apreciou o espetáculo certamente retornou para casa com o espírito mais leve, com aquela sensação de que valeu a pena.

A organização do local, a estrutura e a escolha das obras contribuíram mais uma vez para o sucesso da noite na 30ª Oficina de Música de Curitiba.

Colaboração de Ezequiel Schukes Quister