CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

12/01/2012 06h53

Orquestra Sinfônica encanta público de Curitiba

Foto: Marcos Campos

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresentou-se ontem (11), no Teatro Guaíra, como parte da programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba. Com regência do maestro português Osvaldo Ferreira, o concerto contou com a participação de dois pianistas – o polonês Piotr Banasik  e a pianista russa radicada em Curitiba, Olga Kiun.

O teatro estava cheio. Crianças, jovens e adultos se programaram para assistir a um dos mais importantes espetáculos da fase erudita da Oficina.

A primeira peça a ser executada foi “Egmont Op. 84”, de Ludwig van Beethoven. Baseada na peça homônima de Goethe, a composição é inspirada na história da perseguição espanhola ao povo dos Países Baixos, na época da Inquisição.

A segunda obra apresentada foi o Concerto para dois pianos e orquestra, de Francis Poulenc. Os três movimentos foram muito bem executados, tanto pela orquestra quanto pelos pianistas. O público adorou e, quando os solistas saíram do palco, em uníssono aplaudiram pedindo bis. Ao voltarem, os pianistas fizeram uma brincadeira com o público: tocaram um trecho da famosa peça “Quebra Nozes” de Tchaikovsky. Não foi o suficiente para a plateia, que novamente pediu para que Olga e Banasik tocassem. O segundo bis foi o terceiro movimento da peça já tocada de Poulenc.

A última parte da apresentação ficou por conta de Beethoven, agora com a Sétima Sinfonia, cujo segundo movimento (Allegreto) ficou famoso nas telas do cinema com o filme O Discurso do Rei.

Os primos Gustavo Wolter (10) e Maria Clara Wolter (6) foram pela primeira vez num concerto da Orquestra Sinfônica. Gustavo adorou. “Achei muito legal a apresentação. Minha parte favorita foi o bis”, comentou. Já Maria Clara, que está participando da oficina infantil de violino, disse que sua peça favorita foi a primeira, de Beethoven. “Ela é muito bonita” afirmou.

O aposentado Cássio Fernando Ribas, que há muito tempo não ia a uma apresentação da Orquestra, elogiou o grupo e o maestro. “Por causa da Oficina eu me reencontrei com a orquestra”. Cássio disse que “o legal da orquestra é que ela proporciona o encontro de músicos de diferentes nacionalidades” e ainda completou: “ É muito gratificante para nós de Curitiba termos essa Oficina de Música”.

Colaboração: Laís Graf