CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

14/01/2012 12h19

Banda Sinfônica da Oficina apresenta-se nesta segunda, no Canal da Música

Foto: Marcos Campos

Os alunos dos cursos de instrumentos de sopro, metais e percussão formam a Banda Sinfônica da 30ª Oficina de Música de Curitiba, que se apresenta nesta segunda-feira (16), às 20h30, no Canal da Música, sob a regência do maestro Antonio Henrique Seixas. Com 75 integrantes, a Banda Sinfônica mostrará um repertório de obras originais para esse tipo de formação, em vários estilos e épocas.

“Será um repertório de nível internacional”, diz o maestro Antonio Henrique Seixas, professor de prática de banda e de conjunto de metais da 30ª Oficina. Regente e diretor artístico da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, Seixas atua pela primeira vez como professor da Oficina, embora tenha participado de outras edições como aluno de trombone e assistente de regência.

De acordo com o regente, o repertório escolhido revela a versatilidade desse tipo de formação. “Para os alunos é uma oportunidade rara de se aprimorar não só na técnica, mas em termos de concepção artística, experimentando cores, timbre e sonoridades diferentes”, disse. O desafio é imposto a todos os integrantes, também um grupo eclético, com idades e experiências diversas.

“A prática de orquestra e de banda, proporcionada pela Oficina de Música, possibilita uma importante troca de vivências. Os alunos estão bastante motivados. Empenham-se muito nos ensaios, o que acaba sendo uma experiência enriquecedora do ponto de vista pedagógico e artístico”, conta o maestro.  

Além de vários instrumentos de percussão, o conjunto é formado por flautas, oboés, clarinetes, saxofones, trompas, trompetes, trombones, contrabaixos, euphoniuns e tubas. Entre as composições escolhidas para o programa estão uma obra de Anacleto de Medeiros, criador da Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, uma do inglês Gustav Holst – um dos mais conhecidos compositores para bandas – , outra do americano Mike Leckrone, e a obra “El Camino Real”, de Alfred Reed. “Trata-se de uma peça baseada em temas espanhóis, de difícil execução. É um desafio para os alunos”, adianta o maestro.

O concerto contará com a participação de Luciano Vaz, que será solista na execução da obra “Cappriccio para Tuba e Banda”, de Rodney Newton. O maestro lembra que solos de tuba são muito raros e ests concerto traz essa novidade. Outro solista do espetáculo é o saxofonista curitibano Rodrigo Capistrano, que tocará com a banda uma balada de Alfred Reed.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
Banda Sinfônica da 30ª Oficina de Música de Curitiba
Data e horário: dia 16 de janeiro de 2012 (segunda-feira), às 20h30
Local: Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba