CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

14/01/2012 13h48

Concerto da 30ª Oficina presta homenagem a Montserrat Figueras

O concerto da 30ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece nesta segunda-feira (16), às 20h30, na Capela Santa Maria, foi concebido para homenagear a soprano catalã Montserrat Figueras, que faleceu no último mês de novembro, em Barcelona (Espanha). A cantora foi uma das maiores responsáveis pela divulgação e formação de novos músicos no segmento da música antiga, tendo inclusive inspirado o movimento de recuperação desse tipo de repertório em Curitiba, na década de 1980, quando aqui foi criado o Conjunto Renascentista.

A apresentação, com a participação de vários professores estrangeiros do núcleo de música antiga, terá como solistas o tenor Rodrigo del Pozo, do Chile, e a soprano curitibana Marília Vargas, que atualmente desenvolve carreira na Europa. Marília deve muito de sua formação a Monserrat Figueras, com quem estudou e depois cantou profissionalmente.

“Ela é um ícone da música antiga”, diz Marília Vargas. “Foi uma das incentivadoras da minha carreira, me ajudou muito quando cheguei à Europa, em 1996. Fiz vários cursos com ela e depois passei a integrar o grupo dirigido por seu marido, Jordi Savall (La Capella Real de Catalunya), também outro grande nome da música antiga”, conta Marília. Segundo a cantora, Monserrat Figueras inspirou gerações de intérpretes da música renascentista e barroca. “Como professora, tinha a capacidade de tirar o melhor dos seus alunos.”

Para homenagear a soprano catalã, Marília e Rodrigo del Pozo cantarão duas canções que faziam parte do seu repertório e das suas gravações: “Si dolce il tormento”, de Monteverdi, e “Folle è Ben Che si Crede”, de Merula. Na apresentação, os cantores também interpretam uma cantata de Haendel. As demais obras do programa são interpretadas pelo conjunto instrumental formado por Rodolfo Richter (violino), Juan Manuel Quintana (viola da gamba), Jaap Ter Linden (violoncelo barroco), William Carter (alaúde), Nicholas Parle (cravo e baixo contínuo), Lorenzo Ghielmi (órgão e cravo) e Rachel Brown (flauta doce e traverso).

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto de Música Antiga – Homenagem a Monserrat Figueras
Data e horário: dia 16 de janeiro de 2012 (segunda-feira), às 20h30
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba