CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

17/01/2012 10h09

Música invade terminais de ônibus de Curitiba

Terminal do Cabral - Foto: Luiz Cequinel

Começou nesta segunda-feira (16) a “Semana de Música nos Terminais”, que faz parte da 30ª Oficina de Música de Curitiba. A primeira apresentação movimentou o terminal do Cabral. Quatro alunos da turma de saxofone do professor Rodrigo Capistrano se apresentaram para quem passava na galeria subterrânea do terminal, por volta do meio-dia.

“Essa é uma forma de levar a música para aquelas pessoas que por alguma razão não podem ir aos espetáculos da Oficina. Dessa maneira, conseguimos levar cultura a um grande número de passageiros que percorrem os terminais todos os dias”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli.

O quarteto de músicos entre 19 e 26 anos é integrado por Hudson Müller (23), Alex Góis (20), William Rodrigues (19) e Paulo Rampinelli (26). A Pantera Cor de Rosa, Serenata de Mozart, James Bond Tema e El Gato Montêz foram algumas das composições que ecoaram pelo corredor e fizeram as pessoas esquecerem a pressa, por alguns momentos, para desfrutar de música de qualidade.

Hudson Müller, estudante de saxofone barítono que participa pela segunda vez da Oficina, diz que está muito satisfeito com as aulas. “Estudo música desde os quatro anos com o incentivo da minha da família, composta por músicos desde a geração dos meus avós maternos e paternos”, conta Hudson.

Já Alex começou a se interessar por música quando tinha 11 anos e tocava na igreja. “Hoje estudo música na Escola de Música e Belas Artes. Na Oficina percebo um tratamento diferenciado, o professor tem didática e consegue dar uma atenção individual. É muito bom para esclarecer dúvidas específicas”, comenta Alex.

Para a estudante Gabriele de Oliveira, de 17 anos, que passava pelo Terminal do Cabral, foi surpreendente encontrar os músicos. “Estava indo embora, como sempre, sem esperar nada e, quando percebi a música, não consegui seguir em frente. Achei tudo muito lindo”, comenta.

A esteticista Giovana Aparecida estava na parte superior do terminal, quando escutou os saxofones e quis saber de onde vinham os sons.   Ao descer as escadas, deparou-se com uma plateia atenta aos jovens aprendizes. “Foi uma terapia poder parar um pouco e escutar uma música tão maravilhosa. Todos deveriam ter essa oportunidade para desestressar”, disse Giovana.

Entre os objetivos da 30ª Oficina de Música, estão o incentivo à formação de grupos e o fomento da música erudita e antiga entre os jovens, para atingir públicos de todas as idades e mostrar que “boa música nunca foi tão popular”, como revela o slogan da campanha publicitária do evento este ano.

De acordo com o professor de saxofone Rodrigo Capistrano, o grupo é a confirmação do resultado dos exercícios aplicados em sala de aula. “A ideia de formar o quarteto surgiu entre os próprios alunos, com a interação experimentada em sala de aula. É uma das lições que ensino: interagir e organizar grupos, repertório. Assistir à formação de um quarteto, e perceber que a juventude também se interessa por música clássica, é uma realização como professor. É ver o resultado do meu trabalho se concretizando”, finaliza Rodrigo.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba – Semana de Música nos Terminais
Horário: 12h às 12h30 (2ª a 6ª feira)
17/01 - Terça - Terminal Hauer – Quarteto de alunos de saxofone
18/01 - Quarta - Terminal Campina do Siqueira – Grupo de cantoras de Ópera da professora Kalinka Damiani
19/01 - Quinta - Terminal Capão Raso – Grupo de MPB
20/01 - Sexta - Terminal Cabral – Grupo de MPB

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

Colaboração: Mariana Lima