CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

17/01/2012 11h17

Pequenas violinistas já têm história para contar

Jéssica e Victória - Foto: Luiz Cequinel

A mãe coloca um disco para tocar. A menina, de apenas cinco anos, que brinca na sala para e presta atenção: “nossa! Que lindo! Quem está tocando?”. A mãe, com certa estranheza, responde: “Beethoven, um músico chamado Beethoven”. Jessica Cionek começou a estudar violino um ano depois, aos seis anos de idade, quando a mãe decidiu presenteá-la com um dos três violinos deixados pelo tio avô falecido.

De lá para cá a pequena Jessica, agora com dez anos, nunca mais deixou de ouvir e tocar obras do ídolo, Ludwig van Beethoven, compositor da famosa Quinta Sinfonia – sua preferida. A menina, que nasceu nos Estados Unidos, mas mora em Curitiba desde os dois anos de idade, é aluna na 30ª Oficina de Música de Curitiba da violinista Rebecca McFaul, integrante do Fry Street Quartet. Quando questionada sobre o pretende fazer quando crescer, Jessica não hesita: “quero ser violinista de uma orquestra sinfônica bem famosa, como a de São Paulo (Osesp), por exemplo”. Ela, que também curte Lady Gaga, confessa ter nenhum interesse pelo rock ou pela MPB. “Acho que sou mesmo erudita. Em termos musicais, claro”, brinca.

Victória Ellisa Henning, colega de Jessica, mora em Matinhos e vem de uma família de músicos. É filha de professores – a mãe dá aulas de piano e o pai de violão – e sobrinha do violinista Tomas William Henning, da Orquestra Sinfônica do Paraná.  Quando tinha três anos a mãe lhe presenteou com um violino de brinquedo, e seu tio, maior incentivador, pediu-lhe para tocar. “Claro que não toquei nada, mas ele gostou da forma com que fiz as posições no violino. Um ano depois já fazia aulas com ele”. Apesar de tocar violino ser sua paixão, quando crescer ela quer mesmo é ser diplomata. Determinada, já iniciou o curso de Inglês, apesar de, por enquanto, se dedicar mais às aulas de violino e às do ensino regular.  Pela segunda vez na Oficina de Música, também é aluna da professora Rebecca McFaul, com quem já arrisca seu inglês.

Entre conversas, lições e melodias, Rebecca ficou emocionada ao ouvir de uma criança que, aos cinco anos de idade, abandonou os brinquedos para ouvir Beethoven. Ficou encantada com a dedicação e com a história das meninas. Aliás, histórias muito parecidas com a da norte-americana, que, segundo ela mesma, começou a tocar violino “toda desajeitada” aos três anos de idade.

Jéssica e Victória são alunas atentas; não perdem uma aula e estão sempre perguntando: “às vezes usam algumas palavras do Inglês para tentar explorar as aulas ainda mais”, afirma Rebecca. A professora revela que além de ter extremo bom gosto musical, Jessica é uma criança que quer sempre aprender mais. E sobre Victoria: “ela quer ser perfeita e tem talento para isso”, afirma. “Ela poderá ser violinista, professora ou diplomata, porque é determinada”, finaliza.

As alunas Jessica e Victória se apresentam com a Orquestra Jovem da Oficina de Música, nesta terça-feira, às 16h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.