CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

17/01/2012 16h07

Oficina de Música encerra fase no litoral com show da Orquestra À Base de Corda

Foto: Luiz Cequinel

Depois de uma semana de aulas, encerra nesta quarta-feira (18) a fase da 30ª Oficina de Música de Curitiba que aconteceu no litoral paranaense. Uma parceria do Governo do Estado com a Fundação Cultural de Curitiba permitiu oferecer nove cursos em Paranaguá, reunindo 130 alunos. O show de encerramento estará a cargo da Orquestra À Base de Corda, sob o comando do violonista e bandolinista João Egashira. A apresentação será às 20h, no Clube Literário, com um repertório variado, que reúne obras de importantes compositores brasileiros, além de trabalhos dos próprios componentes da orquestra. A entrada é franca. 

A Oficina de Música promoveu, em Paranaguá, os cursos de violão, prática de conjunto de choro, pandeiro, percussão, canto, clarinete, saxofone, flauta transversal e História da Música Popular Brasileira. O corpo docente reuniu professores renomados, como o violonista João Egashira, o percussionista Vina Lacerda, a cantora Ana Cascardo, o clarinetista e saxofonista Ubaldo Versolato e a flautista e historiadora Ana Peters, que ministrou o curso de História da MPB para professores. 

O show – No espetáculo desta quarta-feira (18), o público de Paranaguá poderá apreciar a versatilidade da Orquestra À Base de Corda. Criado por Roberto Gnattali, em 1998, o grupo curitibano dedica-se à pesquisa e à divulgação da música brasileira. A formação instrumental ímpar – com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – confere ao grupo sonoridade bastante particular. O repertório da orquestra procura abranger diversos períodos da história da música brasileira e inclui composições de seus integrantes. 

Os arranjos musicais também são destaques do grupo, especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão e Josimar Carneiro. A orquestra já teve como convidados Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andrea Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato e Ná Ozzetti.

Desde 2001, a Orquestra À Base de Corda conta com a direção musical do violonista e bandolinista João Egashira, um dos nomes de destaque no cenário artístico do Paraná. A atual formação reúne os instrumentistas Flávio Lira (violão de 7 cordas), Fábio Cardoso (piano), Rodrigo Simões (bandolim), Helena Bel (violino), Hestevan Prado (violão), Julião Boêmio (cavaquinho), Junior Bier (viola Caipira) e Luis Rolim (percussão). 

Em 2008, a Orquestra lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival Petrobras de Música. Em 2009, igualmente ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa “Instrumental SESC Brasil”, em São Paulo. 

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba Concerto de encerramento da 30ª Oficina de Música de Curitiba no litoral
Data e horário: dia 18 de janeiro (quarta-feira), às 20h
Local: Clube Literário (Rua Faria Sobrinho, 484 – Paranaguá) Informações: (41) 3422-5635
Entrada franca 

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba no site:
www.oficinademusica.org.br 

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba