CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

18/01/2012 15h32

Começa a segunda fase da 30ª Oficina de Música de Curitiba

Foto: Luiz Cequinel

A segunda fase da 30ª Oficina de Música de Curitiba, dedicada à música popular brasileira – e que também contempla os núcleos de Música Latino-americana e de Música e Tecnologia – tem início nesta quinta-feira (19). O espetáculo “Vocal Brasileirão e Orquestra À Base de Sopro convidam Joyce”, às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR, marca a abertura dos trabalhos, levando ao palco a versatilidade da cantora e compositora carioca Joyce Moreno, ao lado de dois grupos curitibanos que conquistaram lugar de destaque no cenário cultural.  

O encontro desses renomados artistas resulta num show grandioso, embasado em composições de Joyce que ganharam arranjos de Vicente Ribeiro, regente do Vocal Brasileirão, e também dos músicos André Mehmari, Gabriel Schwartz e Maurício Maestro (Grupo Boca-Livre). No repertório estão as músicas “Ela”, “Banana”, “Banda Maluca”, “Hard Bossa”, “Monsieur Binot” e “Samba da Zona”, entre outras.  

O programa permite diversas formações, explorando o talento dos artistas em solos, cantora e orquestra, cantora e vocal, orquestra e vocal, além da reunião de todos na execução de “Mistérios”, “Rei morto, rei posto” e “Feminina”, grandes sucessos de Joyce. A proposta musical também poderá ser conferida na Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, um dos grandes parceiros da 30ª Oficina de Música, que estará transmitindo ao vivo o espetáculo.

O sucesso da segunda fase da 30ª Oficina de Música de Curitiba é uma certeza avalizada pelo clarinetista Sérgio Albach, que responde pela direção artística dos núcleos de Música Popular Brasileira, Música e Tecnologia, e Música Latino-americana, ao lado do baixista Glauco Sölter. “Reunimos professores de expressão internacional, alguns deles participando pela primeira vez da Oficina, além de contar com muitos alunos estrangeiros”, destaca Albach. “Mantemos o alto nível conquistado pela Oficina e vemos que a iniciativa conquista novos espaços”, enfatiza.

As turmas oferecidas estão com suas lotações esgotadas e abrigam alunos vindos de todo o Brasil e de países da América do Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e da Europa (Alemanha, França, Itália e Espanha). Entre os professores que pela primeira vez dividem seu talento com os participantes da Oficina estão o guitarrista brasileiro Toninho Horta e o baterista cubano Julio Barreto.

Na relação de atrações reservadas para a segunda fase da Oficina estão shows com Ná Ozzeti, Dante Ozzetti e Ivan Vilela, o pianista Gilson Peranzzetta, o guitarrista Victor Biglione, a percussionista Simone Soul, o clarinetista Gabriele Mirabassi (Itália) e o guitarrista mineiro Toninho Horta. Do Núcleo Latino-americano, apresentações do músico e pesquisador panamenho Edwin Vasques e do cubano Julio Barreto, enquanto o Núcleo de Música e Tecnologia promove espetáculo do brasileiro André Abujamra. Também estão programadas palestras com Zuza Homem de Melo, Sérgio Cabral e Patrícia Palumbo.

A convidada – Joyce ostenta em seu currículo dezenas de discos individuais e cerca de 400 gravações de músicas próprias nas vozes de alguns dos principais nomes da música popular brasileira, como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Boca Livre, Nana Caymmi, Zizi Possi, Elizeth Cardoso, Simone e outros. No exterior, tem composições gravadas por nomes como Wallace Roney, David Sanchez, Jon Lucien e Gerry Mulligan.

Suas músicas têm sido utilizadas em trilhas sonoras de filmes (“O Jogador”, de Robert Altman), em programas de televisão e em espetáculos teatrais. A marca registrada da cantora, desde o início da carreira, é a linguagem feminina na primeira pessoa, no que foi pioneira na história da MPB. Atualmente, seu trabalho segue trilha internacional, com turnês mundiais a cada ano e gravações de novos discos em diferentes países.

Os grupos – A Orquestra À Base de Sopro foi criada por Roberto Gnattali, em 2007. Atualmente é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira do Brasil. A OABS ganhou, em 2002, o prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental e foi indicada para o Prêmio TIM, na categoria revelação 2008, pelo CD Mestre Waltel. Privilegiando a música brasileira, a orquestra procura incluir em seu repertório o maior número possível de tendências e gêneros da vasta diversidade musical do país – desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. O atual diretor da orquestra é o clarinetista curitibano Sérgio Albach.

O Vocal Brasileirão foi criado em 1994, pelo compositor e maestro Marcos Leite (1953 – 2002).  O grupo recebeu por três vezes consecutivas (1997, 1998, 1999) e ainda em 2002, o prêmio Saul Trumpet, como Melhor Grupo Vocal do Paraná. Desde 2006 sob a direção de Vicente Ribeiro, o vocal montou diversos shows que prestam homenagem aos grandes grupos vocais brasileiros, como o Quarteto em Cy e o Boca Livre. Em 2008, gravou seu primeiro CD solo, “Invisível Cordão”, inteiramente dedicado às canções de Chico Buarque e Edu Lobo. Com um som personalizado e envolvente, o grupo combina originalidade e alegria para obter um resultado sem similar.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Abertura da fase de MPB com o espetáculo “Vocal Brasileirão e Orquestra À Base de Sopro convidam Joyce”. 
Data e horário: dia 19 de janeiro de 2012 (quinta-feira), às 21h
Local: Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1.299 – Centro) – com transmissão ao vivo pela Televisão Educativa do Paraná E-Paraná.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

  • Foto: Luiz Cequinel

  • Foto: Luiz Cequinel