CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

19/01/2012 15h07

Estudantes brasileiros impressionam estrangeiros

Bostjan Lipovsek (Eslovênia), David Lefèvre (Canadá), e Jaap Ter Linden (Holanda) – se dizem “impressionados” com o talento, a técnica e, principalmente, a criatividade dos estudantes brasileiros da 30ª Oficina de Música de Curitiba.

O trompista esloveno, Bostjan Lipovsek, 37 anos, um dos 28 professores estrangeiros, avalia: “os músicos daqui aprendem rápido e assimilam nossos truques”. Para ele, o estrangeiro vem, ensina e eles aprendem, mas o brasileiro não perde a essência: “eles preservam a magia e descontração que lhe são próprias. Algo, por exemplo, que não vemos no músico europeu ou norte-americano, que são mais sisudos”, completa.

O violinista canadense, David Lefèvre, 42 anos, – que vive entre Paris e Portugal – acostumado a ensinar na Europa, concorda que os brasileiros se divertem tocando”. Em suas aulas de Violino, na Oficina, procurou incentivar os alunos estrangeiros a utilizar essa descontração. “Toque com mais alegria, sorria, mostre para o público que você está feliz com a música que está proporcionando”, dizia, durante a aula, para uma das alunas, da Alemanha.

Jaap Ter Linden, 65 anos, vive na cidade de Roterdã, na Holanda, e atravessou o oceano para ensinar Violoncelo Barroco na fase de música antiga. Estreante na Oficina e no Brasil, revela sobre seus alunos que são muito concentrados, assim como os europeus, mas mesmo com o rigor da música antiga, se mostram mais “soltos” ao tocar. “Sinto que eles tocam por diversão, sem nunca abandonar a boa técnica”.

A participação em festivais dessa natureza, com gente do mundo inteiro, é algo fundamental para os professores. “Além de ensinar, aprendo mais sobre música e sobre a cultura local”, diz Jaap, interessado no povo brasileiro. “Quando aceitei o convite, fiquei cheio de expectativas em relação ao nível dos músicos que encontraria. Mas fiquei mais surpreso ao chegar aqui”. 

  • Jaap Ter Linden - Foto: Luiz Cequinel

  • Bostjan Lipovsek - Foto: Luiz Cequinel

  • David Lefreve - Foto: Luiz Cequinel