CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

19/01/2012 15h37

Duofel traz os Beatles para
a 30ª Oficina de Música

Foto: Alice Rodrigues

Um dos destaques da programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba, nesta semana, é o espetáculo da dupla Duofel, que acontece às 19h de sexta-feira (20), no Teatro do Paiol. O encontro permite que público empreenda uma viagem sonora pelo repertório dos Beatles, o inesquecível grupo inglês. Melodias bem exploradas, afinações próprias e acordes bem colocados permeiam um show repleto de sutilezas, que mostra o talento dos instrumentistas Luiz Bueno (guitarra elétrica) e Fernando Melo (baixo elétrico). 

A trajetória musical conjunta dos instrumentistas começou em 1977, quando Fernando Melo, alagoano de Arapiraca, foi tentar a sorte em São Paulo e conheceu o paulistano Luiz Bueno. Depois de integrarem o grupo de rock progressivo instrumental “Boissucanga” e desenvolverem trabalhos com dois violões, os músicos criaram o Duofel, que resume mais de 30 anos de pesquisas, ensaios e shows por todo o Brasil

A paixão pelos Beatles sempre esteve presente, sendo que Fernando e Luiz costumavam se divertir com amigos tocando músicas de Lennon, McCartney e George Harrison. Agora a dupla compartilha esses momentos especiais em shows dedicados ao repertório exclusivo dos Beatles. No programa estão alguns clássicos como Got To Get You Into My Life, Elenor Rigby, It’s Only Love, In My Life, Lady Madona, entre outros.O CD “Duofel Plays The Beatles”, lançado em 2009, mereceu as melhores críticas. E não é difícil entender os elogios, pois depois de tantas vezes regravadas em todo o mundo, finalmente as composições dos Beatles estão nas mãos de instrumentistas que acrescentaram toques marcantes. E a afirmação encontra respaldo na apreciação do jornalista Maurício Kubrusly: “Apareceu, justamente aqui, tão longe da Inglaterra, uma duplinha petulante que decidiu embarcar no trem fantasma do lugar comum (regravar Beatles), e saiu do outro lado do túnel com versões absolutamente originais”.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Apresentação do Duofel
Data e horário: dia 20 de janeiro de 2012 (sexta-feira), às 19h
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) 
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. 

Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. 

* A dupla também estará na Fnac (Park Shopping Barigüi) para um pocket show nesta quinta-feira (19), às 19h30, com entrada franca. 

Para conhecer o Duofel:
www.duofel.com/ www.myspace.com.br/duofel

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba no site: 
www.oficinademusica.org.br

Fotografias estão disponíveis no endereço: