CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

21/01/2012 12h27

Crianças criam instrumentos musicais com material reciclável

Foto: Luiz Cequinel

A 30ª Oficina de Música de Curitiba está presente nos bairros, por meio de cursos de construção de instrumentos musicais com material reciclável. Nesta segunda-feira (23), as oficinas começam em mais três locais – no Centro de Criatividade (Parque São Lourenço), na Biblioteca Comunitária da Vila das Torres e na Rua da Cidadania Fazendinha. As oficinas, destinadas a crianças e adolescentes de 7 anos a 15 anos, acontecem das 14h às 16h30, sob a orientação dos músicos Hélio Santana, Caio Guimarães e Leandro Leal.     

O músico e arte-educador Hélio Santana, orientador da turma do Centro de Criatividade, inicialmente apresenta as possibilidades musicais que surgem a partir do reaproveitamento de materiais como as garrafas pet, transformadas em instrumentos de percussão, e os tubos de pvc, usados na fabricação de flautas. “Existe uma gama enorme de possibilidades. As garrafas pet, os canos de pvc, arames e latas são os mais corriqueiros, mas na verdade não há limites para explorar o som de qualquer tipo de material”, diz Hélio Santana.

A criação de instrumentos com material alternativo é uma maneira de trabalhar outros conteúdos, como pesquisa de materiais sonoros, ritmos afro-brasileiros, percepção musical, sensibilização e coordenação motora. “A intenção é trabalhar o ser como um todo. Mesmo aquela criança que parece não ter ritmo nenhum pode ser despertada. É questão de desbloquear o medo de se expressar e, quando isso acontece, pode interferir de uma forma muito positiva na vida daquela criança”, explica o músico.

A programação nos bairros começou no dia 9 de janeiro, na primeira fase da 30ª Oficina de Música. Além das oficinas de construção de instrumentos musicais, também foram realizados cursos de musicalização infantil, com Thayana Barbosa, Daniela Bonifácio do Nascimento e Jackson Franklin. As oficinas foram realizadas no Tatuquara, CIC, Boqueirão, Cajuru, Bairro Novo e Santa Felicidade.                

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Construção de instrumentos musicais com material reciclável
De 23 a 27 de janeiro de 2012, das 14h às 16h30
Locais: Centro de Criatividade de Curitiba (Parque São Lourenço), Biblioteca Comunitária da Vila das Torres e Rua da Cidadania Fazendinha.
Inscrições: R$ 10

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba