CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2012 11h26

Oficina de Música tem show de viola caipira

Foto divulgação

A 30ª Oficina de Música de Curitiba apresenta nesta terça-feira (24) um show solo de viola caipira com um dos melhores violeiros do país. Ivan Vilela não só é um exímio instrumentista, como também um estudioso da cultura caipira. Neste espetáculo, às 18h, no Sesc Paço da Liberdade, Vilela fará uma mescla de seus vários trabalhos, em especial os CDs “Dez Cordas” e “Paisagens”.

Composições próprias e arranjos de autores consagrados, como Chico Buarque, Lennon e McCartney, levarão o público a apreciar o som da viola de dez cordas. Cada um dos cinco pares tem suas cordas tocadas separadamente, abrindo um novo universo sonoro para o instrumento. Compõem também o repertório “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Nascente”, de Flávio Venturini e Murilo Antunes; “Valsinha”, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes; “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade; “Carreirando”, de Pereira da Viola; e outras.

Pelo seu trabalho com a viola caipira, Ivan Vilela recebeu importantes prêmios: Prêmio da Música Brasileira (2011), Prêmio IBAC de Cultura Popular Brasileira (2009), Interações Estéticas – FUNARTE com o CD “Do Corpo à Raiz”(2009), Prêmio Rival-BR com o CD “Orquestra Filarmônica de Violas”(2005), Prêmio Sharp com o CD “Paisagens” (1998), indicado como Revelação Instrumental, Prêmio Movimento de Música Brasileira, de melhor disco instrumental do ano, e Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor conjunto de câmara com o CD “Espiral do Tempo– Anima” (1997).

Desde 1996, o músico faz apresentações no exterior. Tocou na Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal, e realizou concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades. Foi criador, diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas, e idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira. Compôs a Ópera Caipira “Cheiro de Mato e de Chão”, a partir do libreto de Jehovah Amaral. É professor da Faculdade de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona História da Música Popular Brasileira, Percepção Musical e Viola Caipira. Trabalha como pesquisador há mais de vinte anos, enfocando manifestações da cultura popular em Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, além do trabalho solo, realiza espetáculos com os irmãos Ná e Dante Ozzetti e com a dupla Suzana Salles e Lenine Santos.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Show “Dez Cordas”, com Ivan Vilela
Data e horário: dia 24 de janeiro de 2012 (terça-feira), às 18h
Local: Sesc Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 180 - Centro
Entrada franca

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba