CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2012 11h36

Grupo FATO explora timbres e ritmos em show na 30ª Oficina de Música

Foto divulgação

Uma das atrações da 30ª Oficina de Música de Curitiba, nesta terça-feira (24), é o espetáculo “FATO - da tamancalha ao sampler”, que o grupo curitibano FATO apresenta no Teatro do Paiol, às 19h. O titulo é uma alusão à ampla gama de timbres e ritmos explorados pelo grupo, desde os mais rústicos até os digitais.

O show mostra a energia característica do FATO, mesclando novas composições a outras já conhecidas, compondo um show que celebra a música brasileira inventiva. No repertório estão compositores como Daniel Fagundes e Amarildo Anzolin, que assinam “A Casa do Ar”; Maurício Pereira, com “Balangandans”, Sérgio Natureza em “Caricas III”, em parceria com Antonio Saraiva; além de Sergio Monteiro Freire, com sua “Tempestade”.

Formado por Grace Torres (teclado e voz), Priscila Graciano (percussão, bateria e voz), Daniel Fagundes (voz, violão e guitarra), Sergio Monteiro Freire (sax, guitarra e voz), Ulisses Galetto (baixo e vocais) e

Zé Loureiro Neto (bateria e vocais), o FATO tem um histórico de 17 anos no cenário musical, oferecendo ao público uma produção de forte personalidade, que une diversão e ousadia.

Para obter um resultado impecável neste show, o FATO desenvolveu um intenso trabalho de preparação vocal e corporal, realizado por Ana Cascardo e Eliane Campelli, respectivamente. Completam a equipe Alexandre Linhares, assinando os figurinos; Thifany F, na maquiagem; e Nadja Naira na iluminação. Nas palavras da diretora Jacqueline Daher, que também assina o cenário, “o FATO sempre teve ligação com a palavra e a poesia e isso é usado como fio condutor do espetáculo”. A diretora ressalta que, em “FATO – da tamancalha ao sampler”, a valorização da palavra está mais presente do que nunca.

Um pouco de história – O primeiro registro fonográfico do FATO é de 1995, com o CD “fato”. Com produção musical de Antonio Saraiva, teve ótima aceitação do público e da crítica. Depois, em 1997, veio “Fogo Mordido”, produzido por Paulo Brandão e lançado na Europa pelo selo independente Berimbau. Em 1999, o Fato gravou seu terceiro CD, o “Oquelatá Quelateje”, com produção musical de Rodolfo Stroeter.

O show homônimo deste trabalho ocorreu no ano seguinte, em 2000. No cenário confeccionado por artesãos paranaenses foram utilizados elementos regionais brasileiros. Essa foi também a primeira vez que o grupo fez a percussão com os pés, utilizando tamancos de madeira do fandango paranaense como mais uma marcação de tempo e contra-tempo. A inovação tornou-se depois característica do grupo, marcando ainda mais a versatilidade instrumental do FATO. Esse show também foi selecionado pelo edital da Funarte e Espaço Cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro; Centro Cultural São Paulo e SESC, pelo projeto Balaio Brasil, reunindo artistas de todo o país na capital paulista.

A repercussão do trabalho diferente e com sotaques do Grupo FATO alcançou a mídia nacional especialmente neste período, sendo fortalecida em 2002, com a repercussão do show do Fato no II Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre. Nesse mesmo ano, o Grupo lançou seu quarto CD, “Oquelatá vivo”, com o registro dos shows em Curitiba e São Paulo e teve seu videoclipe, “Valadares”, transmitido e divulgado nos Estados Unidos para 16 milhões de residências pela Rede Link TV.

Em 2003, com o show “Atamancados”, o Fato mostrou arranjos que usavam instrumentos inventados pelo grupo. Esse espetáculo estreou em Curitiba, onde também foi apresentado em 20 escolas públicas da capital do Paraná e em São Paulo. O grupo passou a registrar seus ensaios e atividades em vídeo, com a intenção de produzir um documentário sobre o FATO, comemorando uma década de atividades. O material foi lançado em 2004 e, no ano seguinte, o FATO inovou mais uma vez, apresentando-se com a Orquestra Sinfônica do Paraná. No repertório do concerto estavam músicas, arranjos e orquestrações assinadas pelo Fato.

Foi também em 2005 que o grupo fez quatro shows em Paris, no Carreau du Temple, a convite da Secretaria de Cultura do Paraná por ocasião do Ano do Brasil na França. Marcando um período de muita produtividade, em 2006, o FATO lançou seu quinto CD, “Musicaprageada”, junto com o show, que combinou influências eletrônicas com a pesquisa de ritmos e sonoridades tradicionais.

Em 2008, o FATO realizou o show “Balaio de Fato”, que contou com a participação de convidados de quatro estados brasileiros: Siba (Pernambuco), Maurício Pereira (São Paulo), Antonio Saraiva (Rio de Janeiro) e Arthur de Faria (Rio Grande do Sul), num evento memorável. Em 2009, o FATO comemorou 15 anos de existência com um encontro entre o público e todos os músicos que já passaram pelo grupo.

Uma importante programação nacional marcou 2010, com o grupo gravando show para o Projeto Rumos Musicais, do Itaú Cultural, e apresentando-se no II Salão Nacional dos Territórios Rurais, em Brasília. Naquele mesmo ano, publicou o livro de partituras “FATO - da tamancalha ao sampler”, que gerou o espetáculo de mesmo nome, apresentado pela primeira vez em 2011, e o CD a ser lançado em 2012.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Show “FATO - da tamancalha ao sampler”, com o Grupo FATO
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho
Data e horário: dia 24 de janeiro de 2012 (terça-feira), às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba