CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2012 15h17

Show e bate-papo musical na agenda desta terça da
30ª Oficina de Música

Clarinetista Gabriele Mirabassi

Na movimentada programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba, nesta terça-feira (24), dois eventos se destacam. No Sesc Paço da Liberdade, às 15h, acontece bate-papo musical comandado pela jornalista Patrícia Palumbo, tendo como mediador o também jornalista Roberto Mugiatti. Depois, às 21h, o Teatro da Reitoria da UFPR abriga o espetáculo “Miramari”, com o pianista André Mehmari e o clarinetista Gabriele Mirabassi.

O público que participar do bate-papo no Paço da Liberdade terá a oportunidade de apreciar um extenso panorama da música popular brasileira. A palestrante, Patrícia Palumbo, é jornalista especializada em rádio, música e meio ambiente. Apresenta programas de rádio e de televisão, entre eles o Vozes do Brasil, no ar em seis emissoras pelo país. É autora dos livros de entrevistas Vozes do Brasil, volumes 1 e 2, pela Editora DBA (Dórea Books and Arts), com artistas como Cássia Eller, Luiz Melodia, Rita Lee e Elba Ramalho.

No palco do Teatro da Reitoria da UFPR, a sonoridade nascida da união musical do pianista fluminense André Mehmari e do clarinetista italiano Gabriele Mirabassi. Autor da peça “Infinito Presente” – baseada em poemas da poeta paranaense Helena Kolody e composta especialmente para a abertura da 30ª Oficina de Música de Curitiba – André Mehmari tem uma consolidada carreira nacional, conquistando prêmios e trabalhando como arranjador, produtor e compositor, além de apresentar-se com grandes nomes da música brasileira.

O clarinetista italiano Gabriele Mirabassi, grande solista e improvisador de carreira internacional, é apaixonado pela música brasileira e tem feito vários trabalhos no Brasil, com músicos como Guinga e Marcus Tardelli, além do próprio André Mehmari. Para o crítico Irineu Franco Perpétuo, do jornal Folha de São Paulo, o encontro de dois parceiros que sabem tocar e gostam de se ouvir resulta em “música popular de câmara do mais alto nível,
na qual a exploração extrema dos recursos técnicos dos instrumentos e a busca por novas sonoridade se traduzem em um discurso sonoro inteligente e sensível”.

No repertório preparado para o espetáculo desta terça-feira estão composições dos próprios instrumentistas – como “Choro da Contínua Amizade” (André Mehmari) e “Chove na Minha Valsa” (Gabriele Mirabassi) –, ao lado de obras de Edu Lobo e Chico Buarque, Guinga e Waldir Azevedo, entre outros autores brasileiros.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Atrações do dia 24 de janeiro de 2012 (terça-feira)

Bate-papo musical com Patrícia Palumbo
Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 180 – Centro)
Data e horário: 24 de janeiro de 2012 (terça-feira), às 15h
Entrada franca.

Show “Miramari”, com o pianista André Mehmari e o clarinetista Gabriele Mirabassi
Local: Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1.299 – Centro)
Data e horário: dia 24 de janeiro de 2012 (terça-feira), às 21h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba