CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

24/01/2012 11h41

Zimbo Trio pela primeira vez na Oficina de Música de Curitiba

Foto divulgação

O Zimbo Trio, que nasceu no auge do movimento de renovação da música brasileira e, em quatro décadas de existência, tornou-se um dos grupos mais premiados nacionalmente, participa pela primeira vez da Oficina de Música de Curitiba. O espetáculo “Zimbo Trio homenageia compositores brasileiros” acontece nesta quarta-feira (25), às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR, levando ao palco músicos que agregam diferenças para atingir uma harmonia singular.

Formado atualmente por Amilton Godoy (piano), Pércio Sápia (bateria) e Mario Andreotti (contrabaixo acústico), o Zimbo Trio executa, neste show, um repertório baseado em composições de Amilton Godoy, além de prestar homenagem a vários compositores brasileiros que povoaram o universo musical do grupo, ao longo de sua carreira. Entre eles estão Ary Barroso, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Djavan, Gilberto Gil, João Bosco, Hermeto Pascoal e Milton Nascimento.

Músicas eternizadas na memória popular chegam ao público envoltas em arranjos muito bem elaborados, o que é uma das principais características deste trio formado em 1964 pelos amigos  Rubinho Barsotti, Amilton Godoy e Luiz Chaves. A atual formação retoma o contrabaixo acústico e comprova o talento e a criatividade do grupo, que não se deixou influenciar por modismos e tem como elo entre seus componentes a entrega total à música.

“A presença do Zimbo Trio, um dos marcos da música brasileira, confirma a importância da Oficina de Música de Curitiba”, destaca Glauco Sölter, diretor artístico da fase de MPB da Oficina. A opinião é compartilhada por Sérgio Albach que, junto com Glauco, responde pela direção artística do evento. “Estamos realizando alguns sonhos nesta edição da Oficina, entre eles a participação do Zimbo Trio”, destaca Sérgio.

Memória musical – A estreia do Zimbo Trio aconteceu em 17 de março de 1964, acompanhando a cantora e atriz Norma Bengell. O grupo instrumental deixou de lado o banquinho e o violão da Bossa Nova para jogar balanço, improviso e peso jazzísticos no repertório brasileiro. O trio faria história ao lado de Elis Regina e Elizeth Cardoso, tendo integrado o programa o Fino da Bossa, sob a direção de Manoel Carlos, que tinha como proposta juntar as então crescentes estrelas de Elis Regina e Jair Rodrigues para receber nomes consagrados e novidades no palco da TV Record.

Mesmo tendo quebrado com a estética discreta da Bossa Nova, o Zimbo não deixou de lado aquele repertório e estreou gravando clássicos do gênero. O trio reúne em sua discografia 51 títulos gravados e lançados no Brasil e no exterior, com shows realizados em 45 países, desde o início de sua formação.

O CD mais recente, “Zimbo Trio Autoral”, foi gravado em novembro de 2011 e marca a nova fase do grupo. Também no ano passado, no mês de agosto, o trio lançou um box que reúne os seus seis primeiros LPs, no período de 1964 a 1969.

Em mais de 40 anos de atuação, o Zimbo Trio acumulou importantes premiações, entre elas os troféus Imprensa, Roquete Pinto, Pinheiro de Ouro, Chico Viola, Índio de Prata e Cândido Mendes, além de ter conquistado o VII Prêmio Sharp de Música e o Prêmio Tim de Música 2008, na categoria Melhor Grupo Instrumental, entre outros.

Desde a concepção musical, passando pelo excelente repertório, chegando à técnica apurada de execução, a produção destes músicos excepcionais comprova que a unidade pode ser atingida pela integração das diferenças, resultando em harmonia peculiar. A música instrumental brasileira, sem dúvida, tem no Zimbo Trio um suporte de sua identidade.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Zimbo Trio pela primeira vez na Oficina de Música de Curitiba, com o show “Zimbo Trio homenageia compositores brasileiros”
Local: Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1.299 – Centro)
Data e horário: dia 25 de janeiro de 2012 (quarta-feira), às 21h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba