CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

24/01/2012 17h23

A importância dos parceiros para a realização da Oficina

Para que um evento nas proporções da Oficina de Música de Curitiba aconteça, a participação dos apoiadores é fundamental. Graças, por exemplo, à parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) os 2 mil alunos e  94 professores tem à disposição a infraestrutura do campus central. Nas salas de aula é ministrada a maioria dos 100 cursos. A universidade também disponibiliza miniauditório e auditório para aulas e ensaios. No pátio, os estudantes de música formam rodas e movimentam o local, que normalmente estaria silencioso no mês de janeiro, em função das férias. O restaurante universitário, desde que a parceria começou, há três anos, permanece aberto e oferece refeições a R$3,50.

Marcos Schiefler Filho, diretor geral do Campus Curitiba acredita ser função da universidade ter ações não só no ensino e na pesquisa, mas também na parte de extensão. “É importante atender às demandas da sociedade. E para nós, uma instituição tecnológica, foi uma quebra de paradigma o envolvimento com algo lúdico. A educação é muito mais do que a teoria e a técnica que ensinamos aqui”, analisa.

Com o apoio da Padaria Família Farinha, os camarins dos músicos que integram os mais de 90 concertos da Oficina de Música estão sempre abastecidos com salgados e doces que têm a qualidade reconhecida pelos curitibanos. “Vale a pena essa parceria. Cultura é importante. O evento tem ótima qualidade técnica e preços acessíveis. Entre os vários pedidos de apoio, escolhemos a Fundação Cultural de Curitiba por termos a tranqulidade da iniciativa ser séria”, comenta Pedro Farinha, gerente da Família Farinha e filho de Adelino Farinha, responsável pela concretização da parceria. A qualidade técnica dos cursos, concertos e shows e também os preços acessíveis dos espetáculos da Oficina de Música são apontados por Pedro como algumas das razões na hora de decidir pelo apoio.

Os músicos e professores Nicolas Koeckert (violinista) e Christopher Dicken (trompete) participaram da fase erudita da Oficina com o apoio do Instituto Goethe, que trouxe os dois para o Brasil. Depois que passou a ocupar o cargo de diretora do Instituto, em 2003, Claudia Roemmelt fez a opção de trabalhar em parceria com a Oficina de Música. Quando vivia na Alemanha costumava cantar em corais. Além de apoiar a Oficina, este ano ela matriculou-se no curso de canto. “Foi um prazer imenso fazer Técnica Vocal com a professora Lúcia Passos. E foi especial participar da apresentação final dos alunos da fase erudita no Teatro Guaíra”, comenta. Claudia, que mora há 13 anos no Brasil, tem um grande envolvimento com a Oficina. Este ano, para ajudar os colegas coralistas do curso, até gravou a letra em alemão de uma das músicas que seriam apresentadas. Dessa forma, os cantores puderam trabalhar e melhorar a pronúncia.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.