CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

27/01/2012 08h22

Alunos fazem apresentações no encerramento da
30ª Oficina de Música

Foto: Luiz Cequinel

Neste sábado (28), muitos alunos da fase de música popular brasileira da 30ª Oficina de Curitiba sobem aos palcos para mostrar o que aprenderam nesses dez dias intensivos de aulas e ensaios. Estão na programação deste último dia da Oficina apresentações de orquestra de MPB, conjunto instrumental, quarteto de saxofones, performances de improvisação e um conjunto musical da Venezuela.

A turma do professor Vittor Santos formou a orquestra de MPB e se apresenta às 12h30, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que foi sede da Oficina de Música, abrigando a maioria dos cursos ofertados.  Arranjador, compositor, trombonista e produtor, Vittor Santos ensinou prática de orquestra, colocando muito da sua experiência na formação de novos instrumentistas. Tem vários discos gravados e já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, participando como instrumentista ou arranjador de discos e shows de Chico Buarque, Caetano Veloso, Leny Andrade, Ivan Lins, Francis Hime, Leila Pinheiro, Fátima Guedes e muitos outros.

A partir das 15h, alunos de saxofone, técnicas de improvisação e de conjunto de MPB estarão no Teatro do Paiol. O espetáculo começa com o quarteto de saxofones formado pelos integrantes do curso do professor Nivaldo Ornelas, saxofonista, flautista e compositor, autor de trilhas sonoras para teatro e cinema, e atual coordenador do Jazz Mineiro Orquestra.

Alunos do guitarrista Oliver Pellet colocam em prática as diversas técnicas, concepções e exercícios de improvisação de uso recorrente no jazz e na música brasileira atual. Depois formam um conjunto instrumental, prática que também foi orientada por Pellet durante a Oficina. O guitarrista formou-se pela Faculdade de Artes do Paraná, fez cursos de aprimoramento nos Estados Unidos e trabalhou com diversos músicos reconhecidos nacionalmente, como Proveta, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, entre outros.

A Capela Santa Maria abre espaço, às 18h, para o concerto do conjunto de músicos venezuelanos que vieram para a Oficina de Curitiba por intermédio da parceria firmada entre a Fundação Cultural e a organização do Festival Internacional de Jazz de Barquisimeto (Venezuela). Ao conhecer esse festival, realizado em outubro, o presidente do Icac – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Nilton Cordoni Júnior, ofereceu seis bolsas de estudo da Oficina para músicos daquele país. 

Veio para Curitiba o grupo formado por Mariano Gabriel Chamorro (bateria), Wismer José Jiménez Tovar (cuatro venezuelano – instrumento de corda), Jorge Alberto Torres Amesquita (bandolim), Germán Cova (violão), Willian José Hernández Lópes (bandolim) e Gustavo Adolfo Márquez Castro (baixo). O conjunto venezuelano acompanhou intensamente as atividades da Oficina de Música. O grupo faz nesta quinta-feira (21) uma apresentação no Hospital Erasto Gaertner e participa da Noite Latino-Americana, às 21h, no Teatro da Reitoria. Amanhã (sábado, 28), além do concerto na Capela, fará ainda uma apresentação no Asilo São Vicente de Paulo.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Apresentações de alunos – dia 28 de janeiro de 2012 (sábado):
Às 12h30, no Auditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3.165) – Orquestra de MPB, com direção de Vittor Santos. Entrada franca.
Às 15h, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) – quarteto de saxofones, improvisação e conjunto instrumental, das turmas dos professores Nivaldo Ornelas e Oliver Pellet. Entrada franca
Às 18h, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), conjunto de músicos da Venezuela. Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba