CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

27/01/2012 13h34

Viola caipira de Jaime Alem embala a 30ª Oficina de Música

Foto: Bruno Prada

O compositor, instrumentista e arranjador Jaime Alem toma conta do pequeno auditório do Canal da Música, às 16h deste sábado (28), último dia da 30ª Oficina de Música de Curitiba. A viola de 10 cordas (conhecida como viola caipira), o violão e a voz desse “caipira do mundo” juntam-se ao quinteto formado por Nair Cândia (voz), João Carlos Coutinho (acordeom), João Teixeira (violoncelo), Bruno Aguilar (contrabaixo e violão 7 cordas) e Reginaldo Vargas (percussão) para encantar o público com o show “Dez Cordas do Brasil”, baseado no CD de mesmo nome.

Jaime Alem iniciou a carreira artística aos 16 anos, no interior paulista de Jacareí, mas na verdade é mineiro de criação e árabe por ascendência. Com sua viola caipira passa pela Índia, transpira o Nordeste mourisco, vai à Espanha e volta às Minas Gerais. Maestro de Maria Bethânia há fiéis 28 anos, já produziu e dirigiu mais de 15 discos da cantora, além de álbuns de outros artistas, como Mart’nália e Sueli Costa. Compôs ainda trilhas sonoras para cinema (Dois Filhos de Francisco e Mutum) e teatro (Três Irmãs, de Tchecov, e Gente Fina é a Mesma Coisa, de Alain Aikbourn).

Na década de 70 lançou, em parceria com sua mulher e também cantora, Nair Cândia, dois discos – Jaime & Nair (relançado em CD em 2001, no Japão e na Europa) e Amanheceremos (1979). O primeiro CD solo como instrumentista, “10 Cordas do Brasil”, surgiu em 2009: “A gravação desse CD foi feita de maneira inédita pra mim. Fui para o estúdio e lá fiquei fechado por alguns dias. Gravei conforme ia compondo”, destaca Jaime.

A viola, no disco, tem a função de desbravar um novelo afetivo do próprio músico, ou segundo ele, “cada ponteado trazia uma lembrança, podia ser da minha infância, ou simplesmente me imaginava em algum lugar”. Sendo assim, há desde a ascendência árabe que deságua em Nordeste (Romance da Moura, Tempos e Tá com Pressa), passando pelas Minas Gerais da infância (em temas como a ribeirinha Costeira do Rio, Sonata Agreste e Moenda), até a adolescência no interior paulista (Pracatugudum, Na Moda do Maxixe e Cururu é Bom).

Em “Dez Cordas do Brasil”, o “violeiro” Jaime Alem se transforma num cronista das reminiscências e imagens que brotam da memória, em capítulos que se coadunam. Isso também se observa nas faixas Moda de uma Corda Só e Moeda Pau e Corda, além da Ciranda pra Ti (típica da cidade de Parati). Completando o repertório, Ave Maria das Violas, a única faixa cantada do disco, e que no show é interpretada por Nair Cândia.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Show “Dez Cordas do Brasil”, com Jaime Alem (voz, viola e violão) e o quinteto formado por Nair Cândia (voz), João Carlos Coutinho (acordeom), João Teixeira (violoncelo), Bruno Aguilar (contrabaixo e violão 7 cordas) e Reginaldo Vargas (percussão).
Data e horário: dia 28 de janeiro de 2012 (sábado), às 16h
Local: Canal da Música – pequeno auditório (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba