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Transporte

Curitiba, com seus 75 bairros, oferece diversos caminhos que revelam as peculiaridades da capital paranaense. Para cruzar a cidade, a passeio ou a trabalho, uma das opções é o transporte municipal. A política de planejamento urbano participativo e continuado possibilitou a Curitiba o atendimento às necessidades da população, partindo da união entre uso do solo, sistema viário e transporte urbano. A implantação do sistema integrado de transporte público, iniciado na década de 1970, é uma das soluções curitibanas de maior repercussão nacional e internacional e talvez a mais notável em inovação sustentável.

O sistema funciona num conceito de rede integrada, que permite ao usuário o deslocamento de um ponto a outro da cidade utilizando mais de um tipo de linha de ônibus – expresso, alimentador e interbairros – pagando apenas uma tarifa. Definida como “tarifa social única”, gera um mecanismo de subsídio autossustentável, no qual os percursos menores subsidiam as viagens mais longas, que levam aos bairros mais distantes e às populações de baixa renda. Outro diferencial desse sistema é praticado aos domingos, quando a tarifa custa R$ 1, permitindo aos usuários os programas de lazer.

Se a intenção for apreciar os cartões postais da cidade, a sugestão é adotar a Linha Turismo, cujo roteiro abrange os 24 principais pontos turísticos de Curitiba, num percurso de aproximadamente 44 quilômetros em 2h30. São nove ônibus de dois andares (double deckers) e cinco jardineiras que constituem a maior frota de ônibus turísticos do Brasil. 

O contínuo aperfeiçoamento na área do transporte coletivo em Curitiba marca, em 2011, a introdução de 24 unidades do “Ligeirão Azul” na frota municipal. Considerado o maior ônibus do mundo, o veículo tem 28 metros de extensão, capacidade para 250 passageiros e é movido exclusivamente a biocombustível à base de soja.

Hoje, dois milhões e trezentos e sessenta e cinco mil passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, que atende 13 municípios da Região Metropolitana. O sistema é composto por 1915 ônibus, com 355 linhas, 364 estações tubo e 30 terminais de integração. Todo o processo voltado a priorizar o transporte coletivo sobre o individual esteve acompanhado pela preocupação ambiental, que não se restringiu à preservação de áreas verdes e criação de parques, tendo extrapolado para o esforço permanente de educação ambiental das comunidades. 

Para conferir as linhas e os horários de ônibus clique aqui.