Robertinho Silva


É sem duvida nenhuma um dos artistas Brasileiros mais significativos das últimas décadas. Sua arte é tocar Bateria.

Desde o início de sua carreira no final dos anos 60 até hoje, ele participa de gravações e concertos de alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional, assim como grava seus próprios discos como lider, faz concertos com seu grupo e ministra cursos, seminários e “workshops” por todo o Brasil e em várias cidades internacionais.

Sua discografia inclui contribuições em discos de Milton Nascimento, João Donato, Antonio Carlos Jobim, Wayne Shorter, Paul Horn, George Duke, Egbeto Gismonti, Airto Moreira, Flora Purim, Raul de Souza, Dori Caymmi, Cal Tjader, Sarah Vaughn, Gilberto Gil, Toninho Horta e mais recentemente Lisa Ono and Guilherme Vergueiro.

Ultimamente Silva tem se concentrado em seu próprio grupo, Robertinho Silva e Familia, que destaca seus filhos percussionistas. Ronaldo e Wanderley Silva começaram a trabalhar com Robertinho no grupo de Milton Nascimento há 8 anos atrás, com quem ganharam valiosas experiências em gravações e concertos ao vivo.

O primeiro Cd de Silva como lider foi ”Música Popular Brasileira” para a Philips em 1981, seguido por “Bateria” em 1984 para a Carmo de Gismonti e “Speak no Evil” em 1989 para a CBS do Brasil. Para a Milestone, “Speak No Evil” foi seu primeiro lançamento na América e tem como convidados João Donato, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wayne Shorter, Paulo Moura, Alphonso Johnson, E Wagner Tiso.