CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

Direção Artística

Janete Andrade

Direção Artística Geral da 31ª Oficina de Música de Curitiba

Janete Andrade estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na Faculdade de Artes do Paraná. Estudou Flauta Doce no Brasil com Esther Graff (PR), Bernardo Toledo Pizza e Elder Parente. Especializou-se na Schola Cantorum Basilensis, Basel (Suíça), de 1985 a 1991, nos seguintes cursos: Flauta Doce com Michel Piguet e Avery Gosfield; Improvisação da Música dos séculos XIV e XVII com Richard Erig e Randall Cook; Oboé Barroco e instrumentos de Palhetas Duplas Medieval e Renascentista com Randall Cook; Prática de Música Medieval com Dominique Veillard, Crawford Young, Ken Zuckermann e Richard Levvit.

Workshops e Cursos de extensão em diversos países

*Flauta doce – Frans Bruggen, Walther Van Hauwe e Conrad Steiman (Suíça)
*Oboé Barroco – Ku Ebbinge (Holanda), Paul Dombrecht (Bélgica), Katarina Arfken (Alemanha). Música Medieval com Benjamin Bagby (Conjunto Seqüência – Alemanha), Pedro Memesdorf (Conjunto Mala Punica – Itália), Thomas Binkley (Suíça), entre  outros.
*Participação em 1991 do Instituto de Música Barroca – B.P.I., na cidade de Oberlim – EUA, tendo aulas com James Caldwell e Stanley King – Oboé Barroco; James Bolliard – Música de Câmara; Gustav Leonhardt e Kenneth Slowik – Orquestra Barroca.
*Agraciada com bolsa de estudo do Governo Brasileiro no programa CAPES, bem como da Stiftung (Fundação) Paul Sacher na Suíça durante seus estudos na Europa.

Atividades musicais
Fez parte dos seguintes conjuntos musicais: Conjunto Renascentista de Curitiba, dirigido por Eunice Brandão, e do Studium Musicae.
Conjuntos de Música Barroca BRASILIENSIS e LA STRAVAGANZZA – Rio de Janeiro, Orquestra da Sociedade Bach de São Paulo como 1º oboísta, solista da Camerata Antiqua de Curitiba. Docente em diversos festivais de música no Brasil, como Festival de Música de Londrina, Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Cascavel, Festival de Coros dos Meninos Cantores em Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul.

Atividades como assessora musical – organização, direção e produção artística
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO PARANÁ (1993-2000)
*Realização e Direção Artística do I e II (1996-1997) Festival Internacional de Música Antiga e Tradição Oral, em parceria com as seguintes instituições internacionais: The British Council, Royal Academy of Music, Association Française de Action Artistique, Pro Helvetia, Consulado da Holanda, Generalitat de Catalunya.
*Direção Pedagógica dos três principais festivais de música do Estado do Paraná: Festival de Música de Cascavel (1995-2001), Festival de Música de Londrina (1999-2000) e Festival de Música de Maringá (1999).
*Direção Artística da Série Música nos Museus (1993-2001) – concertos realizados semanalmente em todos os Museus de Curitiba e outros municípios do Estado do Paraná.
*Produção do Projeto Latina 2000 – Série de Concertos Internacionais (2000-2002) em parceria com o Ministério de Assuntos Estrangeiros da Itália.
*Idealização e produção de todos os Núcleos de Bandas e Fanfarras e Núcleos Regionais de Corais no Estado do Paraná (1999-2001).

FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA
*Coordenação de Música Erudita da FCC
*Responsável por todos os projetos de música erudita ligados à Fundação Cultural de Curitiba: Camerata Antiqua de Curitiba, Projetos do Fundo Municipal de Cultura (Ópera Ilustrada, Música de Câmara na Capela Santa Maria) e Direção Artística Geral da Oficina de Música de Curitiba, um dos maiores festivais de Música da América Latina, atualmente na sua 31ª edição.

TRABALHOS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
*Consultora de teatros como o Theatro Municipal de São Paulo e o Palácio das Artes belo Horizonte.
*Participação na Mostra de Música Antiga de Wingfield – Inglaterra, representando a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, sendo a única escolhida da América Latina por aprovação de currículo pelo “The British Council”.
*Participação nas Mostras Internacionais de música nas cidades de Vincenza e Palermo, na Itália de 2000 e 2002, convidada pelo governo italiano e CIDIM (Comitato Italiano Internazionale di Musica).
*Em 2004, foi uma das idealizadoras do I Festival Internacional de Música da UNICAMP – São Paulo, de 13 a 25 de fevereiro de 2005.
*Convidada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no mês de outubro de 2005 para visitar as principais Instituições musicais americanas como Chicago Symphony Orchestra, Ravinia Music Festival, Berklee School of Music, New England Conservatory of Music, Boston Symphony Orchestra, Tanglewood Music Festival, Juilliard School of Music, Brooklin College of Music entre outras.
*Convidada pelo Consulado Geral da França de São Paulo em 2007 para visitar as principais Instituições musicais da França como Conservatório de Música de Paris, Cité de la Musique de Paris, Conservatório Regional de Música de Nice,Cite de la Musique de Strassbourg, ITEMM Institut Tecnologique Européen de Métiers de Musique du Mans.
*Em 2008, representou a Fundação Cultural de Curitiba no Congresso Ibero-americano de Bandas de Música na Ilha de Tenerife – Espanha.
*Convidada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em 2010 a participar do “International Visitor Leadership Program” patrocinado pelo United States Department of State, Bureau of Educational and Cultural Affairs para visitar instituições culturais nos Estados Unidos.