CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

17/01/2013 10h44

Jovem talento do eufônio no Brasil é aluno da Oficina de Música

Especialista em um instrumento pouco popular no Brasil, o eufonista curitibano Otoniel dos Santos é um dos alunos da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Aos 17 anos, o rapaz já é considerado um virtuose do eufônio no país e no mundo. Ano passado, ele ficou em segundo lugar no concurso Internacional de Tuba and Euphonium Conference, na categoria Young Artist Division Solo Euphonium, que ocorreu em Linz (Áustria), e também foi o vencedor da categoria solista do Concurso Pré-Estreia, realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar jovens intérpretes da música clássica brasileira.

Leia mais

17/01/2013 10h14

Colaboração que veio lá da França

Uma surpresa agradável para a direção geral da 31ª Oficina de Música de Curitiba veio de longe. A francesa Adeline Melo, 20 anos, ajudou a articular a participação de três professores do Conservatório de Música de Lyon, na França, na programação de concertos e cursos deste ano. Trocando em miúdos, ela deu “uma mãozinha”, lá da França, para a enriquecer ainda mais a programação do festival.

Leia mais

16/01/2013 17h26

31ª Oficina de Música de Curitiba participa das comemorações do Ano Brasil Portugal

Não por acaso, a 31ª Oficina de Música de Curitiba tem um discreto sotaque “português de Portugal” na sua programação. Em 2013, celebra-se o Ano Brasil Portugal e o evento participa das comemorações trazendo músicos e professores deste país, lá do outro lado do Atlântico. O Projeto Digitópia, da Casa da Música, na cidade do Porto, é uma das grandes novidades deste ano da grade de cursos. E o Quarteto de Cordas Lopes Graça, que realizou duas apresentações durante a Oficina, e cujos integrantes também ministraram cursos, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica.

Leia mais

16/01/2013 16h47

Músicos de renome em noite de concerto na Capela

Música de câmara da melhor qualidade na 31ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quinta-feira (17), às 19h. Os músicos Ricardo Bologna e Marcio Szulak (percussão), Olga Kiun e Clenice Ortigara (pianos), Alexandre Razera (viola), Marcos Fregnani (flauta transversal) e Hélio Leite (harpa) tocam na Capela Santa Maria Espaço Cultural.

Leia mais

16/01/2013 13h01

Banda Sinfônica da Oficina interpreta músicas inspiradas na literatura clássica

A Banda Sinfônica da 31ª Oficina de Música de Curitiba apresenta-se ao lado do músico e professor de trompa solo Bostjan Lipovsek, no dia 17 de janeiro (quinta-feira), às 20h30, no Canal da Música. A plateia ouvirá composições que fazem referência direta à literatura.

Leia mais

15/01/2013 18h58

Oficina de Música é notícia na imprensa internacional

Na 31ª edição, a fama da Oficina de Música de Curitiba extrapolou as fronteiras continentais e virou notícia na imprensa internacional.  Nesta semana, o evento foi divulgado pela rede de televisão portuguesa RTP que exibiu uma matéria no Jornal da Tarde e no Telejornal + 360º.

Leia mais

15/01/2013 17h17

Com simpatia e versatilidade musical, quinteto norte-americano de metais diverte público da 31ª Oficina de Música de Curitiba

“Se você não gostar de alguma peça que estivermos tocando, mantenha-se sentado, e espere uns minutinhos que, com certeza, alguma outra vai te agradar”, disse com bom humor o trompetista Richard Illman ao apresentar nessa segunda-feira (14), o quinteto Millenium Brass, dos EUA, ao público que lotou o Teatro Paiol. Além de Illman, o grupo reúne também outros quatro instrumentistas do naipe de metais que estão atuando como professores na Oficina de Música de Curitiba: Richard Kelley (trompete), Lisa Ormston Bontrager (trompa), Scott Hartman (trombone) e Marty Erickson (tuba). Carismáticos, os músicos demonstraram virtuosismo e versatilidade em um programa diversificado, que incluiu música clássica, jazz e canções populares brasileiras. 

Leia mais

15/01/2013 11h36

Alunos de percussão tocam no Paiol

O concerto de encerramento da classe de percussão da fase erudita da 31ª Oficina de Música de Curitiba será no dia 16 de janeiro, às 19h, no Teatro do Paiol. As aulas foram ministradas pelo timpanista Ricardo Bologna, solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais

15/01/2013 11h04

Professores de música antiga fazem concerto na 31ª Oficina

Os professores do núcleo de música antiga da 31ª Oficina de Música de Curitiba fazem mais uma apresentação nesta quarta-feira (16), às 20h30, na Capela Santa Maria. O espetáculo “Mostly Bach” coloca lado a lado músicos do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Holanda, Londres, Chile e Austrália, para executar obras de Johann Sebastian Bach. Desta vez os músicos apresentam a Cantata 131, o Concerto para Dois Violinos 1043 e o Concerto de Branderburgo nº 5.

Leia mais

14/01/2013 17h15

Projeto democrático que integra a 31ª Oficina de Música de Curitiba, permite que qualquer pessoa se torne um compositor

A Digitópia itinerante, criada em 2007, no âmbito da Casa da Música da cidade do Porto, em Portugal, viaja por diversos países ensinando ao público leigo e profissional o passo a passo para a criação coletiva ou individual de músicas em formato digital. Composta por computadores, iPhones, microfones, instrumentos e softwares livres (custo zero), a plataforma estimula novas relações com o processo criativo e permite que, de maneira intuitiva, cliques sejam transformados em  música. 

Leia mais

| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |