CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

09/01/2013 17h49

31ª Oficina de Música dá boas-vindas aos professores dos cursos

Foto: Alice Rodrigues

Foto: Alice Rodrigues

Hoje à tarde (9), a direção geral da 31ª Oficina de Música de Curitiba promoveu uma reunião didática e de boas-vindas, no Hotel Alta Régia, com os professores e músicos que irão realizar os cursos, workshops e concertos durante os 20 dias de evento. Boa parte dos profissionais estrangeiros chegou nesta quarta-feira, e aproveitou o momento para se familiarizar com a infraestrutura, logística, equipe de organização e receber orientações.

No total são 99 professores vindos do Brasil e de 17 países - entre eles Suíça, França, Portugal, Itália, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Argentina - que irão ministrar 92 cursos nas fases erudita e popular, além de cerca de 85 espetáculos. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o diretor Artístico da Oficina Erudita, Osvaldo Ferreira, e a diretora Geral do evento, Janete Andrade, estiveram presentes na reunião.

“Participei de muitas edições da oficina, sempre como admirador, assistindo aos espetáculos de música sinfônica. Estou muito satisfeito com os resultados da Oficina de Música e meu desejo é que ela cresça e se fortaleça, tornando-se maior do que já é. Por isso agradeço também ao trabalho duro da equipe que faz o evento”, disse Marcos Cordiolli, que ainda prometeu novidades no evento, em 2014.

Durante a apresentação dos professores, ficou clara a satisfação dos profissionais em participar da Oficina de Música de Curitiba, tanto por aqueles que participam pela primeira vez, como pelos veteranos. “Já participo há algum tempo e observo como a oficina cresceu e continua crescendo. Sinto um orgulho muito grande de estar aqui”, revelou o professor italiano radicado no Brasil, Rio Novello, que ministrará o curso de Prática Vocal e Interpretação de Ópera.

Na reunião, alguns dos professores estrangeiros também já conheceram os tradutores voluntários que os apoiarão em sala de aula, como a professora Melina Arins, de 34 anos, que estreia na oficina. “Acompanho a Oficina de Música há cinco anos, mas somente os concertos. Estou bem entusiasmada com esta oportunidade, porque adoro línguas e adoro música”, contou ela.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica