CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

11/01/2013 11h52

Em apresentação inédita em Curitiba, Quarteto português encanta público da 31ª Oficina de Música

Foto: Alice Rodrigues

 

O ano de Portugal no Brasil, que começou em setembro de 2012 e se estende até junho de 2013, não poderia ter sido mais bem comemorado na capital paranaense. A música de além-mar do Quarteto Lopes-Graça, vinda diretamente da terra de nossos descobridores e apresentada nesta quinta-feira (10), no Teatro Paiol, aos espectadores da 31ª Oficina de Música, surpreendeu por seu caráter contemporâneo, inovador e até mesmo divertido. 
 
O Quarteto Lopes-Graça é formado por Luis Pacheco Cunha, Anne Victorino D’Almeida (violinos), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo), todos renomados músicos de carreira solo e professores da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Dedicam seu repertório a obras de grandes compositores portugueses e à criação musical contemporânea, com especial enfoque na mistura de gêneros e interdisciplinaridade. 
 
“É um enorme prazer estar em Curitiba, participando deste maravilhoso festival e estreando em um teatro inaugurado pelo grande músico de importância internacional que foi Vinícius de Moraes”, disse Cunha. Com um sotaque português inconfundível, o músico agradeceu também aos curitibanos pelo carinho com que foram recebidos desde sua chegada e explicou ao público o repertório que seria apresentado em seguida. 
 
Quarteto de Cordas nº 4 - “Musica de Feria”, do mexicano Silvestre Revueltas, um dos compositores mais originais do século XX, abriu o programa. Polirrítmica e divertida, como esclareceu Cunha, a obra é como um passeio pelo ambiente das feiras-livres e sua infinidade de sons. Em seguida, o grupo apresentou a obra Quarteto nº4, Op.83, do russo Dmitri Shostakovich, uma referência a temas folclóricos deste país e suas raízes hebraicas. Na terceira e última parte do programa, que ocorreu após um breve intervalo, a única obra portuguesa apresentada no concerto: Quarteto de Cordas, de Luís de Freitas Branco. “Cheia de vida, vigor e juventude”, nas palavras Cunha, “a obra representa um impressionismo à portuguesa”. 
 
Aplaudidos duas vezes em pé pela diversa plateia do Teatro Paiol, composta por crianças, jovens e adultos, o Quarteto Lopes-Graça ainda retornou ao palco para apresentar o derradeiro “bis”. A obra “Corazon de Torero”, do espanhol Joaquín Turina, encerrou o concerto daquela noite e deixou claro para o público presente que a música é como uma ponte que aproxima continentes.
“Curti do começo ao fim”, disse a artista plástica Eloisa Botelho (66). De férias em Curitiba, a paulistana contou que sempre trabalha ao som de música erudita, mas que a programação da Oficina de Música foi uma surpresa em seu roteiro turístico. “É um privilégio poder acompanhar tanta música boa, de tanta qualidade, em lugares lindos como esse”, afirmou.
 
“Fiquei impressionado com a unidade estética da apresentação”, comentou o curitibano e estudante de música, Gabriel Jungles (24). “Foi realmente incrível. Para mim, perfeito”, complementou o piauiense Clemilton Carvalho (35), que acompanha a Oficina de Música como espectador há oito anos. Amigos, os dois apenas lamentaram a proximidade de horário entre as apresentações da Oficina. “A gente quer ver tudo, mas às vezes não dá tempo. O que é uma pena”, disse Carvalho.
 
No dia 14, às 20h30, o Quarteto Lopes-Graça se apresenta na Capela Santa Maria. O grupo contará com a participação especial de dois professores da Oficina de Música – o oboísta alemão Fabian Schäffer e a pianista Olga Kiun. Com Fabian Schäffer, os músicos portugueses tocam uma obra de Benjamin Britten para oboé e trio de cordas; e com Olga Kiun, executam o “Quinteto com piano em dó maior”, de Henrique Oswald.
 
A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
 
Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Apresentação do Quarteto de Cordas Lopes-Graça
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data e horário: 14 de janeiro de 2013 (segunda-feira), às 20h30
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
 
Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica