CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

11/01/2013 13h16

Música celta na programação da 31ª Oficina de Música

Foto: Fernando Augusto

A banda curitibana Gaiteiros de Lume garante a diversidade de estilos na 31ª Oficina de Música de Curitiba ao apresentar um repertório de música celta tradicional da Bretanha, Escócia, Galícia e Irlanda. O grupo apresenta-se neste sábado (12), às 19h, no Teatro da Reitoria, tendo como convidados os músicos da Orquestra de Cordas da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul.

Os Gaiteiros de Lume surgiram em 2007 e no ano passado lançaram seu primeiro álbum “RockyRoad to Dublin”, com músicas tradicionais e composições próprias. A principal atração do grupo são as variadas gaitas de foles (escocesa, galega e irlandesa). Integram a banda os músicos Aloísio Schmid, Bruno Novak, Carlos Simas, Dario Knopfholz e Luis Felipe de la Cerda.

A Orquestra de Cordas de Jaraguá do Sul é formada por jovens entre 8 e 15 anos.  Dirigida pelo maestro Ricardo Feldens, a orquestra é mantida pela Prefeitura da Jaraguá do Sul e faz apresentações por todo o país.

Sob a coordenação de Ricardo Feldens, os músicos exploram uma das vertentes musicais mais populares em países como a Bretanha, Escócia e Irlanda. Os músicos utilizam várias gaitas de fole: escocesa, galega e irlandesa), além de outros instrumentos tradicionais como bodhrán, whistles, lows, spoons, bousuki, mandolin, banjo e caixa.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Gaiteiros de Lume e Orquestra de Cordas da Scar de Jaraguá do Sul
Local: Teatro da Reitoria da UFPR - R. XV de Novembro, 1299 - Centro
Data: 12 de janeiro de 2013 (sábado), às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica