CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

14/01/2013 10h05

Cravo, violino e viola da gamba em recital da Oficina de Música

A 31ª Oficina de Música de Curitiba, realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, oferece um recital gratuito, às 12h30 desta segunda-feira (14), no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques), com professores da Oficina. No palco estarão os instrumentistas Nicholas Parle (cravo), Andrew Fouts (violino) e Juan Manuel Quintana (viola da gamba) para executar um repertório que reúne obras de Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Os ingressos devem ser retirados até duas horas antes do espetáculo, pois são limitados à lotação da sala, que é de 56 lugares, e cedidos por ordem de chegada.

O cravista australiano Nicholas Parle atualmente vive em Londres (Inglaterra), onde é professor de cravo na Guildhall School of Music & Drama. Com vários prêmios internacionais, apresenta-se como solista em toda a Europa, Japão e Austrália, além de ministrar cursos na Polônia, Hungria, Austrália e Japão.

Considerado um dos violinistas mais importantes dos Estados Unidos, Andrew Fouts tem recebido menções elogiosas da crítica especializada. Em 2008, ganhou o primeiro prêmio de violino barroco no International Baroque Violin Competition da American Bach Soloists. Naquele mesmo ano, juntou-se ao aclamado Trio de Pittsburgh - Trio Chatham Barroco, que exibe uma extensa lista de apresentações no mundo todo. Também atuou ao lado de importantes grupos, entre eles a Philharmonia Baroque, The Four Nations Ensemble e The National Cathedral Baroque Orchestra.

Nascido em Buenos Aires (Argentina), onde ministra aulas de viola da gamba no Conservatório Manuel de Falla, Juan Manuel Quintana estudou na Suíça e apresentou-se nas salas mais importantes da Argentina, Europa, Estados Unidos, América Latina e Japão. Desde 1999 tem realizado para a Harmonia Mundi France diversas gravações.. De 1999 a 2005, foi assistente de Marc Minkowski nas óperas de Paris, Aix en Provence, Viena e Zurich. Dirigiu numerosos projetos na Argentina e no exterior, além de regularmente comandar cursos na Espanha, Chile e Brasil.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Música de Câmara com apresentação dos instrumentistas Nicholas Parle (cravo), Andrew Fouts (violino) e Juan Manuel Quintana (viola da gamba)
Data e horário: 14 de janeiro de 2013 (segunda-feira), às 12h30
Local: Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 180 – Centro)
Ingresso: gratuito
Atenção: Os ingressos devem ser retirados até duas horas antes do espetáculo, pois são limitados à lotação da sala, que é de 56 lugares, e cedidos por ordem de chegada.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica