CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

15/01/2013 18h58

Oficina de Música é notícia na imprensa internacional

O "Quarteto de Cordas Lopes Graça" foi um dos destaques escolhidos por João Pacheco de Miranda / Foto: Alice Rodrigues

Projeto Digitopia / Foto: Jean Rodri

Na 31ª edição, a fama da Oficina de Música de Curitiba extrapolou as fronteiras continentais e virou notícia na imprensa internacional.  Nesta semana, o evento foi divulgado pela rede de televisão portuguesa RTP que exibiu uma matéria no Jornal da Tarde e no Telejornal + 360º – para assistir, clique aqui.

Na quinta-feira passada (10), o correspondente no Brasil e na América Latina da RTP, João Pacheco de Miranda, esteve em Curitiba para fazer a cobertura do evento. O repórter escolheu a dedo os destaques lusitanos da programação: acompanhou o curso do maestro Osvaldo Ferreira, no Teatro Guaíra, conferiu o inovador projeto Digitópia, criado pela Casa da Música, na cidade de Porto – é realizado no Sesc Paço Liberdade - e também assistiu ao concerto do Quarteto de Cordas Lopes Graça, no Teatro do Paiol.

A cobertura do evento ainda poderá ser conferida em outra matéria, com mais de sete minutos de duração, que será transmitida pela RTP no programa “Correspondentes”, no próximo final de semana.  “A Oficina foi, sobretudo, uma surpresa agradável. Confirmou ser o maior evento do gênero no hemisfério sul  e no calendário brasileiro ganhou já um espaço como referência obrigatória no âmbito da programação cultural”, disse . “Não se faz nada neste sentido, nem com tanta qualidade, em todo o país”, observou João Pacheco de Miranda.

Impresso - O jornal Público, de Lisboa, publicou matéria (para ver, clique aqui, visualização é só para assinantes) produzida pela jornalista Alexandra Lucas Coelho que também procurou destacar os artistas e professores portugueses da programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Com o título “Quarteto e Dueto em Curitiba”, a reportagem focou na participação dos dois professores que realizam o Projeto Digitópia, José Roberto Alves e Artur Carvalho, e nas duas apresentações feitas pelo Quarteto de Cordas Lopes Graça, no Teatro do Paiol e na Capela Santa Maria Espaço Cultural.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema FecomércioSesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica