CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

16/01/2013 17h26

31ª Oficina de Música de Curitiba participa das comemorações do Ano Brasil Portugal

Quarteto de Cordas Lopes Graça / Foto: Alice Rodrigues

Não por acaso, a 31ª Oficina de Música de Curitiba tem um discreto sotaque “português de Portugal” na sua programação. Em 2013, celebra-se o Ano Brasil Portugal e o evento participa das comemorações trazendo músicos e professores deste país, lá do outro lado do Atlântico. O Projeto Digitópia, da Casa da Música, na cidade do Porto, é uma das grandes novidades deste ano da grade de cursos. E o Quarteto de Cordas Lopes Graça, que realizou duas apresentações durante a Oficina, e cujos integrantes também ministraram cursos, foi muito bem recebido pelo público e pela crítica.

“A Oficina se associou às comemorações do Ano Brasil Portugal integrando o projeto Digitópia e o Quarteto de Cordas Lopes Graça à programação. Ambos foram trazidos para Curitiba por meio de uma parceria com instituições portuguesas, como a Casa da Música, e também com o apoio da Comissão do Ano Brasil Portugal, ligada ao Governo português”, explicou o maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná e diretor artístico da Fase Erudita da Oficina, Osvaldo Ferreira, que também é português.

De acordo com o violinista Luiz Pacheco Cunha, do Quarteto de Cordas, a vinda do projeto Digitópia e do grupo de Lisboa é a única iniciativa – de música erudita - apoiada pelo governo português para comemorar o Ano Brasil Portugal em solo brasileiro. “Esse encontro foi no meu ponto de vista muito feliz porque o Quarteto trouxe para a Oficina um pouco da música erudita portuguesa e, na parte pedagógica, colaboramos com o nosso conhecimento como professores do Conservatório de Música de Lisboa”, explicou.

Nos concertos apresentados no Teatro do Paiol e na Capela Santa Maria Espaço Cultural, o Quarteto executou obras dos compositores portugueses Fernando Lopes Graça e Luiz de Freitas Branco. “Para nós foi muito gratificante participar da Oficina, porque tivemos a oportunidade de conhecer e tocar junto com colegas de outros países, fazer um intercâmbio. Não conheço nenhum festival tão completo como este no mundo. O que se vê são encontros voltados só para instrumentos de corda, sopro ou para canto, raros são os que reúnem  todos os gêneros num só evento”, disse Luiz Pacheco.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema FecomércioSesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
http://instagram.com/oficinademusica