CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

17/01/2013 18h38

Espetáculo “Estúdio Ópera” apresenta a obra “Gianni Schicchi”

O “Estúdio Ópera” é realizado por professores e alunos da 31ª Oficina de Música de Curitiba. A obra escolhida para ser interpredada pelas turmas de Prática Vocal e Interpretação de Ópera foi “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini.

“Gianni Schicchi” foi composta com base no “Canto XXX do Inferno”, da Divina Comédia de Dante Alighieri, e é a única ópera cômica de Puccini. O nome, que dá título à obra, é de um jurista de Florença – e desafeto de Alighieri – que teria falsificado o testamento de Buoso Donati. Segundo o testamento, a maior parte dos bens de Buoso teriam sido deixados para a família Schicchi. O objetivo da obra de Puccini é questionar se Gianni Schicchi merecia ou não ir para o inferno.

A ópera foi escolhida por Abel Rocha e Iacov Hillel, diretor musical e diretor cênico, respectivamente. Segundo Denise Sartori, preparadora vocal do elenco, a obra foi optada devido às várias opções de personagens. “Quanto mais personagens, mais alunos poderiam participar do espetáculo. Alguns dos personagens possuem dupla apresentação”, comenta Denise.

As audições para a escolha do elenco foram realizadas no primeiro dia da oficina e os testes foram feitos com todos os alunos interessados, que vieram de todas as partes do país e até de fora.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Estúdio Ópera
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guarinha) – Rua XV de novembro, s/nº, Centro
Data e horário: 18 de janeiro, às 20h30 e 19 de janeiro, às 18h
Ingresso: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica