CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

21/01/2013 12h55

Virtuose italiano toca com Orquestra À Base de Sopro

Foto: Luiz Cequinel

A Orquestra ÀBase de Sopro (OABS), mantida pela Fundação Cultural de Curitiba,apresenta-se nesta terça (22), às 21h, com o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi. No espetáculo que faz parte da programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba, vão ecoar no auditório da Reitoria, os acordes das composições  do próprio Mirabassi e também de Guinga, Chico Buarque de Holanda, Edu Lobo, Lea Freire, André Mehmari, Jacob do Bandolim, Waltel Branco.

A aproximação com Mirabassi aconteceu em 2008. O diretor artístico da Orquestra, Sérgio Albach, estava na plateia de um concerto em Curitiba em que o violonista e compositor Guinga  trazia ao palco o compositor italiano. “É interessante registrar que uma das coisas mais difíceis no concerto, é conseguir manter a atenção dos músicos depois dos improvisos deste músico genial. Todos querem acompanhar seus solos que vão da sensibilidade das notas certas ao virtuosismo na medida exata, como poucos solistas internacionais”, afirma Albach.

Mirabassi formou seu próprio quarteto de jazz em 1989. Dedica-se à música contemporânea e é um dos fundadores do Artisanat Furteux Ensemble. Foi ainda membro do grupo do jazzista libanês Rabih Abou-Khalil. Mirabassi já tocou nos maiores festivais de jazz da Itália e excursionou ao redor do mundo.

Com uma carreira internacional consolidada, Mirabassi impressiona o público tanto pela sua técnica apuradíssima como pelo profundo conhecimento da música brasileira. Logo que entrou em contato com a cultura, passou a pesquisá-la a fundo. O envolvimento tornou o virtuose da clarineta um grande intérprete e divulgador da nossa música em todo o mundo. Com Sérgio Assadgravou o disco Velho Retrato, em 1999 e com Guinga gravou Graffiando Vento em 2004. Faz muitas visitas ao Brasil, realizando concertos ao lado de Guinga e de outros músicos brasileiros.

As apresentações do clarinetista com a Orquestra foram registradas em áudio e vídeo. O material, em fase de finalização, deve ser lançado pelo selo italiano EGEA com o nome Latesta in giù (O de cabeça para baixo), que está entre os mais importantes do país. “O encontro com Mirabassi é difícil de descrever com palavras. A empatia com os músicos, o repertório escolhido, os arranjos, os ensaios, tudo aconteceu na mais perfeita harmonia, uma verdadeira comunhão”, revela Albach.

A OABS tem como proposta estética principal para o seu repertório, executar a MPB em seus diferentes formatos: desde a instrumental sofisticada até as de salão, como a  gafieira. Desde 2003,  tem trabalhado com um ou dois convidados por ano, sempre com o intuito do intercâmbio e aprendizado. “Por isso, escolhemos a dedo músicos que tem experiência com o trabalho de orquestra na música brasileira, tais como: Itibêre Zwarg criador da orquestra Família Itibêre, Nailor Proveta diretor da orquestra Mantiqueira, Roberto Sion da Orquestra Jovem Tom Jobim da Universidade Livre de Música, entre outros”.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
Orquestra À Base de Sopro e Gabriele Mirabassi
Data: 22 de janeiro, às 21h
Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, Rua XV de Novembro, 1299, Centro
Ingresso: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica