CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

21/01/2013 17h09

Oficina de Música também ecoa nos bairros de Curitiba

Neste ano, a programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba ampliou a oferta de cursos para todas as dez regionais da cidade. Foram disponibilizadas 200 vagas em quatro cursos diferentes voltados para crianças de sete a 14 anos. Participaram no total 183 crianças.

O objetivo da direção da Oficina era oferecer cursos que colaborassem para despertar nas crianças o interesse pela Música e ainda abrir caminhos para a Educação Musical: Canto Coral, Formação de Plateia para Jovens, Construção de Instrumentos Musicais com Material Reciclável e Musicalização Infantil. Este último foi realizado na Rua da Cidadania em Santa Felicidade.

De acordo com o professor Jackson Franklin, que ministrou o curso de Musicalização Infantil, a proposta era trabalhar a música através de atividades lúdicas, brincadeiras, gincana musical e percepção rítmica. “A gente fez diversas atividades para que os alunos expressassem a música e os diferentes gêneros musicais. Apresentei algumas canções conhecidas, como Trenzinho Caipira e depois pedi a elas que mostrassem através do desenho e da pintura o que sentiam com a música”, explicou Franklin.

E foi o que a pequena Amanda Coelho expressou na cartolina desenhando um trenzinho todo colorido de onde saíam notas musicais. “Queria aproveitar para aprender mais sobre a música nas minhas férias. E achei muito legal participar do curso porque a gente brincou com as notas musicais e com os ritmos”, disse Amanda que já estuda flauta doce na escola. Os cursos acontecem nas regionais entre os dias 14 e 25 de janeiro. Para participar é preciso fazer a inscrição no valor de R$10.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica

  • Oficina de Musicalização Infantil / Foto: Alice Rodrigues

  • Amanda Coelho com o desenho que produziu na oficina / Foto: Alice Rodrigues