CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

22/01/2013 12h23

Show da Oficina de MPB apresenta composições populares de Villa-Lobos

O show de apresentação do CD “Villa-Lobos Popular”, dos músicos Amilton Godoy (piano) e Gabriel Grossi (harmônica), é uma das atrações da programação artística da Oficina de Música Popular Brasileira. A dupla, que se apresenta nesta quarta-feira (23), às 21h, no Teatro da Reitoria, mostra uma vertente da obra de Villa-Lobos, baseada em elementos genuinamente brasileiros, utilizados em canções folclóricas, populares e indígenas. O CD é resultado de uma releitura de peças do compositor, enriquecidas com arranjos que evidenciam os elementos da cultura nacional.

Amilton Godoy, integrante do importante grupo Zimbo Trio e considerado ainda hoje como um dos maiores pianista do mundo, é professor de piano nesta segunda fase da 31ª Oficina de Música. Como professor sempre estudou e foi altamente influenciado pelo universo de Villa-Lobos. Assim como o maestro, ele também, ao se preocupar com a educação musical das crianças e com a conservação e sobrevivência da identidade musical, abriu na década de 1970, o CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), uma das mais importantes escolas de música do país.

Dentro dessa sua trajetória, Amilton sempre teve a oportunidade de fazer parte da formação de instrumentistas que hoje são referências nacionais e internacionais e também de acompanhar o panorama geral do cenário musical brasileiro durante os últimos 50 anos. Junto ao Zimbo Trio, teve sempre a iniciativa de dar espaço a novos talentos e assim levá-los ao conhecimento do grande público. E assim aconteceu também com Gabriel Grossi.

Gabriel, que hoje já tem sua carreira estabelecida dentro e fora do país, com quatro discos lançados e integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, teve a oportunidade de, em 2008, ser um dos convidados de uma série de shows do Zimbo. Durante estas apresentações nasceu a parceria com Amilton Godoy e, juntos, descobriram um grande ponto de intersecção: a paixão pela obra de Heitor Villa-Lobos.

No repertório do show, a dupla apresenta Festa no Sertão – Ciclo Brasileiro, A Maré Encheu - Guia Prático 1° Volume, Bachianas Brasileiras n° 4 – Prelúdio, O Polichinelo, Bachianas Brasileiras n°5 – Ária (Cantilena), Bachianas Brasileiras n°5 – Dança (Martelo), A Estrela é Lua Nova – Canções Típicas Brasileiras, Bachianas Brasileiras n°4 – Ária n° 3 (Cantiga), O Trenzinho  Caipira, ePout- Pourri Folclore: A Mão Direita, Constança, Havia um Pastorzinho, Cai Cai Balão, O Cravo, Nesta Rua, Eu sou Pobre, Fui no Tororó, Capelinha de Melão, Mucama Bonita, Sapo Cururu, Na Bahia tem, Samba Lelê, Escravos de Jó e Há Três Noites. Todas as composições são de Heitor Villa-Lobos. Opout-pourri folclórico foi um resgate que ele fez durante suas pesquisas e é de domínio público.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba – 21ª Oficina de MPB
Show do CD “Villa-Lobos Popular”, com Amilton Godoy (piano) e Gabriel Grossi (harmônica de boca)
Local: Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná – R. XV de Novembro, 1299
Data e horário: 23 de janeiro de 2013 (quarta-feira), às 21h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica