CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2013 17h31

Rosa Armorial no Teatro do Paiol

O Grupo Rosa Armorial lança o CD “Rosa Armorial” na 31ª Oficina de Música de Curitiba, dia 24 (quinta), às 19 horas, no Teatro do Paiol, com a participação especial do violoncelista Rafael Gandolfo Scherk.

Rosa Armorialé um grupo de câmara que pesquisa e divulga a música do Movimento Armorial e é formado por cinco músicos: Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Du Gomide(viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo) e Gabriela Bruel (percussão). O grupo foi formado em 2002, com o nome Rosa Flô, e realizou diversos shows de música brasileira em teatros e casas de show em Curitiba, entre eles o espetáculo "Rosa Armorial" baseado em pesquisa feita pelo grupo sobre o Movimento Armorial. O sucesso das apresentações e a receptividade calorosa do público incentivou a produção e ROSA ARMORIALacabou por se tornar o nome oficial do grupo, que agora está lançando seu primeiro CD,  com o apoio do Sesc Paço da Liberdade. No CD foram gravadas composições de importantes representantes do Movimento Armorial, como Antônio Madureira e Cesar Guerra-Peixe, e também composições dos integrantes do grupo, inspiradas na estética armorial e na música tradicional do Paraná.

O Movimento Armorial, iniciado tradicionalmente no nordeste,resgata a cultura nacional de raiz. Utiliza-se do folclore e seus elementos puros como a rítmica, a dança ritualista, as melodias que descrevem a natureza, como o canto de pássaros e o rugir de uma onça, montando espetáculos populares refinados e ricos. Segundo Ariano Suassuna, fundador do movimento, a estética armorial reflete o que seria um “Monarquismo Popular”. Daí a importância de valorizar-se esse movimento, que abrange não somente a música, mas também as artes plásticas, o cinema e a literatura, o movimento armorial e que buscou uma "independência cultural" fundamentada nas ricas manifestações folclóricas existentes no país. Reunindo o popular e o erudito, investigando e recuperando melodias barrocas preservadas pelo romanceiro popular, nos sons de viola, aboios e rabecas dos cantadore s, o Movimento Armorial realizava a sua "recriação" da música popular por meio do desenvolvimento dos elementos eruditos já contidos nela. O ​Rosa Armorialtraz o movimento ao Paraná, incluindo elementos da música folclórica do estado em seus arranjos, com objetivo de difusão da nossa cultura. É uma mescla do repertório tradicional do movimento armorial, buscando assim uma sonoridade genuinamente brasileira. A produção do show é de Carla Zago e Marcela Zanette.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Grupo Rosa Armorial no lançamento do CD Rosa Armorial
Data: 24 de janeiro, às 19h
Local: Teatro do Paiol, Praça Guido Viaro, s/nº
Ingresso: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica