CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

24/01/2013 19h04

Teatro da Reitoria abriga Noite do Professores

O palco do Teatro da Reitoria reunirá, nesta sexta-feira (25), grandes nomes que contribuíram com a 31ª Oficina de Música de Curitiba na MPB. A salada musical que anima a noite curitibana é trazida por Romy Martinez, Aquiles Baez, Chico Pinheiro, Jurandir Santana, Renato Martins e o grupo Michelangelo Quartet. Os músicos dividem a atenção da plateia na Noite dos Professores, para todas as idades.

Entre as que sobrem ao palco, a cantora com proficiência em espanhol, português, inglês e guarani, Romy Martinez, que aproxima as culturas de países vizinhos – Argentina, Chile Uruguai, Paraguai e o sul do Brasil – por meio da música popular e folclórica.

Já o guitarrista, arranjador e compositor, Aquiles Baez, traz a Curitiba uma variedade surpreendente de gêneros musicais, direto da Venezuela. Baez possui várias obras em seu nome, e ainda em sua bagagem musical, teve participação em diversas orquestras de renome internacional.

Chico Pinheiro promete animar o público ao som de sua guitarra. Compositor e arranjador, começou sua carreira aos 15 anos de idade, mais tarde graduou-se no Berklee College of Music, Boston. Hoje, com 35 anos, se apresenta no Brasil e pelo mundo em teatros e festivais de jazz e MPB, junto de seu Quinteto ou solo.

A dedicação do guitarrista baiano Jurandir Santana à música rendeu a ele o convite da Berklee College of Music e Western Illionois University, ambos dos Estados Unidos, para lecionar e transmitir sua experiência, que pode ser conferida na apresentação de amanhã.

Renato Martins, multi-instrumentista carioca, que hoje vive em São Paulo, estudou bateria e piano voltados à MPB e jazz na Escola do Zimbo Trio – o CLAM. É considerado um dos maiores percussionistas do país com seu nome reconhecido pela mídia especializada. Martins utiliza objetos do cotidiano como material percussivo, um dos estudos abordados em seu curso durante a 31ª Oficina, com o estudo dos instrumentos oudu e cajon. O músico possui sólida carreira internacional e conta com a participação no show “Ovo”, do Cirque Du Soleil, em seu currículo.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Noite dos Professores da 31ª Oficina de Música de Curitiba
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – Rua XV de Novembro, 1299
Data e horário: 25 de janeiro de 2013 (sexta-feira), às 21h
Ingresso: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica