CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

25/01/2013 15h00

Diversão e interação com Lê Pifolé

Foto: Divulgação

Integrando a programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba, a Banda de Pífano Lê Pifolé apresenta-se neste domingo (27), às 19h, no Teatro do Paiol. É um espetáculo musical interativo, para todas as idades, que apresenta a paixão do menino Lê por seu instrumento feito à mão, o pífano, uma pequena flauta transversal aguda, similar a um flautim, mas com um timbre mais intenso e estridente, devido ao seu diâmetro menor.

O grupo é formado por quatro músicos e um dançarino. Juntos, eles descobrem a potência da banda de pífano e apostam na sonoridade desse instrumento de tradição nordestina, que agora ganha destaque em um mundo musical onde reinam os instrumentos eletrônicos. Parlendas e diálogos rimados anunciam a entrada de personagens populares que dançam interagindo com o público.

Lê Pifolé inspira-se nas bandas de pífanos e suas variações rítmicas provocadas pela inserção do instrumento em diferentes regiões do Brasil. Integram a banda Leandro Teixeira (pífano e voz), Evandro Cardoso “Manchinha” (gaita ponto), Alexandre Viana (percussão e voz), Iê dos Santos (zabumba e voz) e Zé Ronaldo Ribeiro (ator e dançarino). A direção artística é de Nélio Sprea.

Origem – Os pífanos são originários da Europa medieval e frequentemente utilizados em bandas militares. No Brasil, o pífano tradicional é um instrumento cilíndrico com sete orifícios circulares, sendo um destinado ao sopro e os restantes aos dedos. No geral, é um instrumento muito similar ao pífano de outras regiões do mundo. Pode ser construído com materiais diversos, como bambu, taboca, taquara, osso, caule de mamoneira.

Seus tocadores, na maioria, são pessoas humildes que transmitem a cultura do pífano pela tradição oral – tanto a confecção quanto o repertório, que em geral, dispensa partitura, sendo tocado de ouvido. No Nordeste, ainda se encontram as tradicionais "bandas de pífanos", "bandas de pife cabaçal", "esquenta-mulher" ou "terno de zabumba", sendo compostas por dois pífanos carros-chefe, acompanhados em geral por um surdo, um tarol e um bombo ou zabumba, além de outros pífanos.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Le Pifolé
Data e horário: 27 de janeiro, às 19h
Local: Teatro do Paiol, Praça Guido Viaro, s/nº
Ingresso: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica