CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

25/01/2013 16h36

Música venezuelana para selar a parceria da Cultura com a Urbanização

Marcos Cordiolli e Sérgio Pires / Foto: Alice Rodrigues

O concerto de música venezuelana que aconteceu, na manhã desta sexta-feira (25), na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), levou para os funcionários do órgão um pouco da energia e do teor cultural da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Os presidentes do IPPUC, Sérgio Pires, e da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, aproveitaram a ocasião para selar a parceria que vai levar para dentro do instituto eventos e atividades culturais.

“A partir de agora, a arte e a urbanização caminham juntas. O planejamento requer muita criatividade. A nossa proposta é que a cultura sirva de inspiração para nosso trabalho, seja uma poesia, uma peça de teatro, um concerto, uma apresentação de mágica. A arte mexe com o espírito das pessoas”, disse Sérgio Pires, lembrando que esta é a primeira vez que iniciativas desta natureza acontecem na administração municipal.

De acordo como presidente Marcos Cordiolli, a ideia é que a Fundação Cultural de Curitiba realize, uma vez por mês, atividades culturais dentro do IPPUC. “Vamos ofertar, regularmente, eventos nas áreas das artes visuais, música e teatro e, assim, estreitar as relações com o IPPUC e buscar uma forma diferente de trabalhar para promover a ocupação artística e urbana de Curitiba. Todo espaço de concentração e circulação de pessoas também é um espaço para difundir a arte”, defende Cordiolli.

“O nosso desejo é que este trabalho também seja expandido para outras repartições públicas. Em breve, vamos promover atividades culturais nas unidades de saúde do município”, promete Marcos Cordiolli, pontuando que a Oficina de Música sempre buscou descentralizar a programação do evento, levando concertos para terminais de ônibus e outros espaços da cidade, como já ocorreu em outras edições.

A primeira experiência dessa parceria entre arte e urbanização foi muito bem recebida pelos funcionários do IPPUC. “É uma forma de permitir que os dois órgão se conheçam. E o espaço que temos aqui é muito agradável, então aproveitar para ouvir uma boa música nesse lugar é fantástico”, conta o arquiteto Eduardo Meissner. “A música venezuelana é linda. Estou me sentindo bem relaxada agora, a música faz isso com a gente”, acrescentou a estagiária Letícia Soliva.

Intercâmbio – O concerto de música venezuelana foi organizado pelo violinista Aquilez Baez, que também ministra o curso Sons da Venezuela - Violão na Fase da MPB da Oficina. Além do músico, o show no IPPUC contou com a participação de cinco alunos selecionados no Festival de Jazz de Barquisimiento para virem participar da Oficina de Música de Curitiba.

“O nosso festival tem um convênio com a Oficina para promover o intercâmbio cultural entre alunos dos dois eventos. Isso é muito importante para os estudantes, para eles é uma oportunidade única poder estudar música em outro país, ainda mais num evento tão importante como este”, contextualizou a diretora do Festival de Barquisiemento, Zuly Perdomo.

Os cantores Jesus Alejandro, Ana Carmela e Constanza Liz apresentaram, ao lado de Issac Coronado (Quatro), Kender Zarrara (bandolim) e de Aquilez Baez, a música popular venezuelana, como as composições de Hery Martinez e Simon Diaz, e algumas canções folclóricas “Para mim, a música venezuelana é um tesouro e estou muito feliz de compartilhá-la na Oficina”, disse Baez.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica