CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

25/01/2013 17h01

Alunos da 31ª Oficina transformam pátio da UTFPR em palco

Os intervalos das aulas da 31ª Oficina de Música são uma oportunidade para sentir e ouvir os variados ritmos de instrumentos. Os estudantes dançam, cantam e principalmente compartilham experiências pelos corredores da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A estudante de acordeom, Mariana Lopez, 23 anos, é de Buenos Aires, Argentina, e, pela primeira vez, participa da Oficina.  “A Oficina proporciona um conhecimento enriquecedor. Quero muito levar essa experiência para meu país”, diz.

É impossível não se contagiar pela energia do músico Cláudio Peba, que acompanha o filho de quatro anos na oficina de Musicalização Infantil. Todos os dias é Peba quem puxa a roda de samba no pátio da universidade. Logo todos estão ao seu redor, cantando, dançando, compartilhando o momento gostoso do intervalo. “Já participei de oito edições da Oficina e aprendi muito com pessoas memoráveis. Fiz aulas de saxofone com Eduardo Neves, Ector Costita e Rogério de Souza”, conta Peba.

O jovem Rafael Morais, 22 anos, é pesquisador de música brasileira e conta que por meio da Oficina teve a possibilidade de entender a raiz dos autos populares. Durante as aulas ele estuda a congada, ciranda, bumba boi e marujada, manifestações que fazem parte da cultura brasileira. ”Como músico, desenvolvo um trabalho autoral e necessito estar estudando sempre. A Oficina propicia entender como é construída a música a partir da sua essência”, comenta.

O italiano Ângelo Grillo, 35 anos, estudante de clarinete, participou da fase erudita e agora integra a fase MPB.  “Na primeira fase estudamos conceitos de música erudita, como o universo de Bach, que viveu há 300 anos. Na fase de MPB a aprendizagem também acontece por meio da troca cultural com colegas de vários lugares. É possível ver como cada um enxerga e aprende a música, porém, a didática de ambas as fases é frutífera e flui entre todos. Aprendi muito”, comenta empolgado.

A jornalista Leticia Koehler, 34 anos, acompanha o marido e o filho que participam das Oficinas. Enquanto eles estudam, ela cuida do caçula. “Estar num ambiente em prol da música é uma oportunidade que enriquece a cultura e a educação da família”, finaliza.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica

  • Angelo Grillo / Foto: Luiz Cequinel

  • Claudio Peba / Foto: Luiz Cequinel

  • Leticia Koehler / Foto: Alice Rodrigues

  • Mariana Lopez / Foto: Luiz Cequinel

  • Paulinho Peba / Foto: Luiz Cequinel

  • Rafael Morais / Foto: Luiz Cequinel