CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

28/01/2013 12h00

Pocket Show de música venezuelana na Fundação Cultural de Curitiba

Foto: Luiz Cequinel

Nesta segunda-feira (28), foi a vez daqueles que trabalham para promover a cultura na cidade serem presenteados pela 31ª Oficina de Música de Curitiba. Agora de manhã, cantores e instrumentistas da Venezuela realizaram um pocket show dentro da sede da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).  O grupo, formado por alunos selecionados no Festival de Jazz de Barquisimiento, que mantém um convênio com a Oficina de Música, apresentaram canções da música popular venezuelana para os funcionários da Fundação.

“É muito legal porque a gente sai da rotina. Cada pessoa tem as suas predileções, mas escutar música sempre é muito bom. Fico orgulhosa em ver a repercussão positiva da Oficina de Música na cidade, o festival muda o ritmo de Curitiba no mês de janeiro”, disse a produtora cultural Graça Félix, após o concerto.  “Eu adoro música e trabalho nessa área, no dia a dia. A gente sempre oferece música para a comunidade, então agora somos nós que recebemos. Essa troca foi muito prazerosa, começamos o dia muito bem”, explica a coordenadora do Programa Rede Sol, Marilene Corrêa.

O grupo formado pelos cantores Jesus Alejandro, Ana Carmela e Constanza Liz, além dos instrumentistas Issac Coronado (Quatro) e Kender Zarrara (bandolim), apresentaram canções folclóricas e da música popular venezuelana, à exemplo das composições de Hery Martinez, Simon Diaz e Aquilez Baez. “Eles são músicos muito bons. Os brasileiros precisam conhecer mais a música e a cultura sul-americana e a Oficina trabalha nesse sentido, trazendo oportunidades como esta para a cidade”, observa Zuleica Marge, da ação educativa.

A Oficina de Música de Curitiba mantém um convênio como Festival de Jazz de Barquisimiento, há dois anos, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural para alunos dos dois eventos. “A gente trouxe uma extensão da Oficina para dentro da Fundação para que os funcionários também pudessem usufruir do festival, porque muitos ficam só nos bastidores ou trabalham no administrativo”, lembra a diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade, informando que o convênio com o Festival de Barquisimiento está consolidado e vai manter o intercâmbio cultural com a Venezuela nas próximas edições da Oficina.

 

31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica