CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

28/01/2013 15h33

Encontro entre erudito e popular no Paiol

Camerata Brasil é o show desta segunda (28), às 19h no Teatro do Paiol. A apresentação com Zé Luiz Mazziotti, Vicente Ribeiro e Suzie Franco faz parte da programação da fase MPB da 31ª Oficina de Música de Curitiba.

Nesse espetáculo, a pro­pos­ta é criar um diá­logo entre o popular e o erudito, conferindo um tratamento ca­me­rís­ticoa um repertório es­­sencialmente popular. O tratamento se dá por meio da instrumentação, cons­ti­tuí­da exclusivamente por cordas,unindo três instrumentos que tran­sitam nos dois mundos - o piano, o violão e o con­trabaixo acústico - a outros três mais carac­te­rís­ticos da música de concerto, o trio de cor­das clás­si­co - violino, viola e cello. A textura, empregada nos arranjos, pri­vilegia o con­tra­pon­to e a escrita polifônica. O re­pertório transita por can­ções populares de com­positores consagrados nacional­men­te, como Egberto Gismonti, Tom Jobim, Cartola, Edu Lobo, Chico Buarque e Jacob Bittencourt, contemplando tam­­bém obras quase inéditas de novos compo­si­to­res, co­mo Paulo Baiano e Mário Sève. Abre, ainda, um espaço fun­damental para a música para­na­ense de Iso Fischer, ZeccaWachelke, Cláudio Me­nandro, Marcelo Sandmann, Luiz Otávio Al­mei­da e Etel Frota. A música erudita brasileira tam­­bém se faz presente, em canções de Heitor Villa-Lobos e Cláudio Santoro, fechando um repertório di­versificado que procura explicitar de maneira ine­quívoca a afinidade en­tre os dois universos, eru­dito e popular.

Zé Luiz Mazziottié cantor paulista de Rio Claro, começou sua carreira em 1966, no grupo vocal Canto4, que venceu o Festival da TV Record daquele ano, interpretando "São, São Paulo Meu Amor", de Tom Zé. Na década de 1970, passou a atuar na noite paulistana, cantando em diversas casas noturnas, como Jogral, Igrejinha, Casa Forte e Flag. No mesmo período entra no mercado de jingles, por meio da produtora Zarana, que contava com nomes como Djavan, Ivan Lins, Marcos Valle e outros. No Rio de Janeiroparticipou do Projeto Pixinguinha, cantando ao lado de mitos da MPB como Elizeth Cardoso, Ângela Maria e Jamelão.

Suzie Franco é cantora e professora de técnica vocal. Desde 1994, é integrante do grupo vocal “O Tao do Trio”. Atuando profissionalmente desde 1983, Suzie Franco já dividiu o palco com artistas paranaenses co­mo Arrigo Barnabé, Carlos Careqa, DaioBaroni, Gerson Bientinez, Iso Fischer, Liane Guariente, Lydio Roberto, Marcelo Rosa, Oswaldo Rios e Sérgio Justen e artistas e grupos nacionais como Bár­ba­ra Rodrix, Célia, Cyda Moreira, Joyce, MPB-4, Sá &Guarabyra, Zé Luiz Mazziotti, Zé Renato e Zé Ro­drix, entre outros. Em 1993, recebeu o prêmio de melhor intérprete do Festival da Canção dos 300 anos de Curitiba, com “Curitiba Cidade Encanto”, de Ana Sônia Barros e Gerson Bien­tinez.

Vicente Ribeiro é arranjador, regente e produtor musical. Desde 1983, desenvolve um intenso trabalho como arranjador vocal, com arranjos exe­cutados por di­ver­­sos grupos brasileiros. Trabalhou com artistas e grupos como Carlos Malta, Célia, Claudette Soares, Cla­ra Sandroni, Cyda Moreira, David Tygel, Emi­li­nha Borba, Joyce, Lula Barbosa, Milton Nas­cimento, Paulo Sérgio Santos

Atuou nos grupos vocais “O Abo­mi­ná­vel Sebastião das Ne­ves”,sob a direção de ZeccaWachelke, Sala XV, sob a  direção de Liane Guariente e Vocal Brasileirão,  sob direção de Mar­cos Leite (1995 a 1996) e Vicente Ribeiro (desde 2008). Atuou ainda como convidada em CDs de artistas ou grupos como Bossa Trio, DaioBaroni, Etel Frota, Gerson Bientinez, GuegoFavetti, Hardy Guedes, Iso Fischer, José Oliva, Lydio Roberto, Maria da Glória Tatit e Sérgio Justen, entre outros.


31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

31ª Oficina de Música de Curitiba
Encontro entre erudito e popular no Paiol
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº)
Data e horário: 28 de janeiro de 2013 (segunda-feira), às 19h
Ingressos: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica